Dobra procura por médico mastologista na Policlínica, em Barbalha


O serviço é oferecido o ano todo, mas devido à Campanha Outubro Rosa, as pacientes procuram mais nessa época do ano

O médico mastologista e cirurgião de mama, João Paulo Mendes, que atua na policlínica da cidade de Barbalha percebeu um aumento considerável no número de atendimentos esse ano, em relação à 2020.

Ano passado foram 67 consultas, em contrapartida com 500 consultas este ano, ou seja, um aumento de 700% por ano; só durante este mês, a procura pelo especialista já dobrou!

“As mulheres devem ir ao mastologista pelo menos uma vez por ano, em qualquer mês e não apenas em outubro. O mês acabou de começar e a procura pelo agendamento comigo já aumentou significativamente”, destaca o médico.

Acredita-se que o primeiro ano de pandemia afetou de alguma forma a procura pelo serviço, tendo em vista que as pessoas ficaram mais reclusas em suas residências, até mesmo sem ir ao médico e a oferta do serviço também foi mais restrita. Porém, é importante ir ao médico regularmente para o rastreio e prevenção de possíveis doenças, como o câncer de mama.

No mundo inteiro, outubro é o mês de conscientização e combate ao câncer de mama, o mais incidente na população feminina em todo mundo. A estimativa é de 66.280 novos casos para este ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.

“O câncer de mama é a principal causa de morte nas mulheres. O diagnóstico precoce possibilita tratamentos menos agressivos e as chances de cura podem chegar até 95%. Além de que, a mamografia anual e a visita regular ao mastologista são fundamentais nessa luta de combate ao câncer de mama. O quanto antes se cuidar, melhor para você e sua saúde”, destacou João Paulo.

O médico é o mastologista responsável pelos atendimentos na Policlínica Regional de Barbalha, referência para 6 municípios do Cariri: Barbalha, Juazeiro, Jardim, Missão velha, Granjeiro e Caririaçu.

Para conseguir a consulta, a paciente precisa passar pelo médico da Unidade Básica de Saúde para que este a encaminhe para a Secretaria de Saúde do município dela, que é responsável pelo agendamento; Dr João Paulo atende toda terça na Policlinica de Barbalha e são disponibilizadas 44 vagas por semana para consultas, sendo 22 pacientes pela manhã e 22 pacientes pela tarde.

Assessoria Commonike

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem