Jornada de Pediatria Neonatal capacita 180 profissionais de saúde na região do Cariri (CE)


Médicos e enfermeiros receberão treinamento sobre reanimação neonatal, além de ganharem kits com apostila e instrumentário

Juazeiro do Norte, novembro de 2021 – Entre os dias 04 e 06 de novembro de 2021 acontece mais uma Jornada de Pediatria Neonatal, desta vez em Juazeiro do Norte, promovida por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em parceria com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e a SOCEP (Sociedade Cearense de Pediatria). A edição 2021 orientará sobre reanimação neonatal cerca de 180 profissionais de saúde do CE, todos da região do Cariri – Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Missão Velha, Mauriti, Milagres e Icó. Nos últimos 20 anos, milhares de profissionais foram capacitados pelo projeto no Brasil.

O evento conta com o apoio de médicos e enfermeiros voluntários para troca de experiências sobre reanimação neonatal – o objetivo é aperfeiçoar as equipes da região com técnicas que ajudam a salvar a vida de bebês que apresentem dificuldades respiratórias no parto, uma vez que a aptidão deste profissional é determinante para a manutenção da vida, especialmente nos primeiros minutos após o nascimento.

Após o processo de capacitação, os hospitais onde os participantes trabalham receberão kits de treinamento para que o conhecimento possa ser multiplicado nas cidades participantes. O kit inclui apostila da Sociedade Brasileira de Pediatria e todos os equipamentos básicos necessários para realizar os procedimentos aprendidos. Seguindo o mesmo padrão dos anos anteriores, maternidades e hospitais do Ceará receberão doações de instrumentário – entre estetoscópios, balões auto infláveis de silicone, laringoscópios, manequins neonatais, seringas e os mais variados equipamentos necessários para realizar a reanimação neonatal.

De acordo com a Dra. Maria Sidneuma Melo Ventura, pediatra coordenara do projeto em Juazeiro do Norte, “a região do Cariri no Ceará, conta com grandes maternidades, mas infelizmente os profissionais não estão habilitados com as práticas atuais do Programa de Reanimação Neonatal”. A coordenadora também afirma que “capacitar esses profissionais, é contribuir de forma decisiva para a redução da asfixia perinatal e consequentemente da mortalidade infantil”.

Élder Bassi, missionário de ajuda humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, responsável pela ação destaca: “Seguimos o firme compromisso estabelecido por Jesus Cristo ao ensinar que quando estamos a serviço de nosso próximo, estamos a serviço de nosso Deus. Por isso não medimos esforços para ajudar aqueles que mais precisam e esse treinamento neonatal é mais uma demonstração desse compromisso”.

Edições da Jornada de Pediatria Neonatal, idealizadas e promovidas pela Igreja, já capacitaram profissionais da saúde em diversos lugares do mundo, como Albânia, Argentina, Botsuana, Colômbia, República Democrática do Congo, Equador, Egito, El Salvador, Gana, Índia, Jordânia, Líbano, Lesoto, Libéria, Malásia, Mongólia, Mianmar, Namíbia, Nigéria, Paraguai, Peru, Serra Leoa, Tailândia, Turquia e Ucrânia. No Brasil, o projeto já foi realizado em Teresina (PI), Guarulhos e São José do Rio Preto (SP), Resende (RJ), Feira de Santana e Salvador (BA), Recife (PE), Rio Branco (AC), Maceió (AL), São Luís, Imperatriz (MA) e Campo Grande (MS), entre outras cidades.

A parceria com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em 2012, em Fortaleza, proporcionou a formação de centenas de profissionais e certamente essa ação em Juazeiro do Norte será decisiva para qualificar a assistência perinatal da região.

O Programa de Renimação Neonatal da SBP adota as práticas da reanimação em sala de parto baseadas nas diretrizes publicadas pelo International Liaison Committee on Resuscitation (ILCOR), que inclui especialistas dos cinco continentes, com representantes brasileiros.

Serviço:

Jornada de Pediatria Neonatal
De 04 a 06 de novembro de 2021
Das 8h às 17h
Avenida Floro Bartolomeu, 570 Juvêncio Santana – Juazeiro do Norte CE
(Capela de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estacionamento gratuito no local)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem