O erudito e a tradição popular nos acordes da Orquestra Armorial do Cariri.


Em parceria com a Secult Ceará e com apoio da Enel, a Orquestra realiza no Cariri concertos e oficinas artísticas online .

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), e a Associação dos Voluntários para o Bem Comum – AVBEM realizam de 23 de outubro a 30 de novembro, o projeto Orquestra Armorial do Cariri: Circulação, Formação e Manutenção.

O projeto tem por objetivo possibilitar a inclusão da música e dos instrumentos populares na educação musical, seu acesso e a sensibilização dos alunos, educadores e gestores, com a realização de concertos e oficinas artísticas tudo on line

Originalmente pensado para ser executado no modo presencial, será realizado de maneira on-line e desta forma possibilitar que o grande público possa acessar esta pesquisa musical realizada pela Orquestra Armorial do Cariri. Um trabalho voltado para o reconhecimento e a valorização dos Mestres da Tradição, através de suas músicas e instrumentos utilizados em suas apresentações.

Dia 23/10 às 20hs, acontece o lançamento oficial da programação no Canal YouTube da AVBEM, com o lançamento do site da entidade, seguido do Concerto “No tempo do meu Padrinho”.

Toda riqueza do patrimônio material e da tradição oral presente nas canções populares dos reisados, guerreiros, bandas cabaçais, repentistas estarão presentes nas oficinas que serão ministradas por componentes da Orquestra e disponibilizadas gratuitamente: dia 30/10 acontece a Oficina de Percussão com o professor Jean Alex; Oficina de Pífano – Zezinho e Claudio (06/11); Oficina de Rabeca – Sidália (13/11); Oficina de Ritmo de Reisado – Mestre Nando (20/11); Oficina de Máscaras dos Entremeios – Mestre Luiz (27/1). Não será necessário fazer inscrição para as oficinas pois as mesmas ficarão abertas ao público no canal YouTube da Avbem. E no dia 30/11 acontece a exibição do Concerto de encerramento do Projeto.

A Orquestra nasceu originalmente em 2002 como Orquestra de Rabecas Cego Oliveira e em 2012 se tornou Orquestra Armorial do Cariri. E ao longo destes 29 anos tem trabalhado com o objetivo de promover o diálogo entre jovens músicos e os mestres da tradição do município de Juazeiro do Norte, que bebem e convivem com seus saberes e fazeres, utilizando para isso, o ofício da luteria, na construção de instrumentos populares, como rabecas, pífano, zabumba, rabecão e um intenso trabalho de pesquisa, ensaio e criação de um repertório ligado à tradição oral.

Esta programação conta com o apoio da Enel viabilizada pelo Sistema Estadual de Cultura via Mecenas. A realização é do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), e a Associação dos Voluntários para o Bem Comum – AVBEM, com produção da Betha Produções, co-produção CUME, e em parceria com a Associação Movimentos

Contatos: Bete Fernandes (88) 98159.9788 – Coordenação de Produção
Francisco DiFreitas (88) 98842.0826 – Maestro / Gestor AVBEM
Kennedy Saldanha (85) 99965.0260 – Assessoria de Comunicação.

Serviço:
Lançamento do Projeto Orquestra Armorial do Cariri: Circulação, Formação e Manutenção.
De 23 de outubro – 19hs
Canal YouTube da AVBEM

 

PROGRAMAÇÃO

23/10

19hs

Lançamento do Projeto Orquestra Armorial do Cariri: Circulação, Formação e Manutenção

 

OFICINAS

30/10 – Oficina de Percussão – Jean Alex
06/11 – Oficina de Pífano – José Elenilson e Claudio Ferreira
13/11 – Oficina de Rabeca – Sidália Maria.
20/11 – Oficina de Ritmo de Reisado – Francisco Erinaldo
27/11 – Oficina de Máscaras dos Entremeios – Mestre Luiz Claúdio
30/11 – Exibição do Concerto de Encerramento do Projeto

As oficinas serão realizadas todos os sábados, conforme calendário acima, ás 16hs no Canal YouTube da AVBEM.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem