O erudito e a tradição popular nos acordes da Orquestra Armorial do Cariri.


Em parceria com a Secult Ceará e com apoio da Enel, a Orquestra realiza no Cariri concertos e oficinas artísticas online .

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), e a Associação dos Voluntários para o Bem Comum – AVBEM realizam de 23 de outubro a 30 de novembro, o projeto Orquestra Armorial do Cariri: Circulação, Formação e Manutenção.

O projeto tem por objetivo possibilitar a inclusão da música e dos instrumentos populares na educação musical, seu acesso e a sensibilização dos alunos, educadores e gestores, com a realização de concertos e oficinas artísticas tudo on line

Originalmente pensado para ser executado no modo presencial, será realizado de maneira on-line e desta forma possibilitar que o grande público possa acessar esta pesquisa musical realizada pela Orquestra Armorial do Cariri. Um trabalho voltado para o reconhecimento e a valorização dos Mestres da Tradição, através de suas músicas e instrumentos utilizados em suas apresentações.

Dia 23/10 às 20hs, acontece o lançamento oficial da programação no Canal YouTube da AVBEM, com o lançamento do site da entidade, seguido do Concerto “No tempo do meu Padrinho”.

Toda riqueza do patrimônio material e da tradição oral presente nas canções populares dos reisados, guerreiros, bandas cabaçais, repentistas estarão presentes nas oficinas que serão ministradas por componentes da Orquestra e disponibilizadas gratuitamente: dia 30/10 acontece a Oficina de Percussão com o professor Jean Alex; Oficina de Pífano – Zezinho e Claudio (06/11); Oficina de Rabeca – Sidália (13/11); Oficina de Ritmo de Reisado – Mestre Nando (20/11); Oficina de Máscaras dos Entremeios – Mestre Luiz (27/1). Não será necessário fazer inscrição para as oficinas pois as mesmas ficarão abertas ao público no canal YouTube da Avbem. E no dia 30/11 acontece a exibição do Concerto de encerramento do Projeto.

A Orquestra nasceu originalmente em 2002 como Orquestra de Rabecas Cego Oliveira e em 2012 se tornou Orquestra Armorial do Cariri. E ao longo destes 29 anos tem trabalhado com o objetivo de promover o diálogo entre jovens músicos e os mestres da tradição do município de Juazeiro do Norte, que bebem e convivem com seus saberes e fazeres, utilizando para isso, o ofício da luteria, na construção de instrumentos populares, como rabecas, pífano, zabumba, rabecão e um intenso trabalho de pesquisa, ensaio e criação de um repertório ligado à tradição oral.

Esta programação conta com o apoio da Enel viabilizada pelo Sistema Estadual de Cultura via Mecenas. A realização é do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), e a Associação dos Voluntários para o Bem Comum – AVBEM, com produção da Betha Produções, co-produção CUME, e em parceria com a Associação Movimentos

Contatos: Bete Fernandes (88) 98159.9788 – Coordenação de Produção
Francisco DiFreitas (88) 98842.0826 – Maestro / Gestor AVBEM
Kennedy Saldanha (85) 99965.0260 – Assessoria de Comunicação.

Serviço:
Lançamento do Projeto Orquestra Armorial do Cariri: Circulação, Formação e Manutenção.
De 23 de outubro – 19hs
Canal YouTube da AVBEM

 

PROGRAMAÇÃO

23/10

19hs

Lançamento do Projeto Orquestra Armorial do Cariri: Circulação, Formação e Manutenção

 

OFICINAS

30/10 – Oficina de Percussão – Jean Alex
06/11 – Oficina de Pífano – José Elenilson e Claudio Ferreira
13/11 – Oficina de Rabeca – Sidália Maria.
20/11 – Oficina de Ritmo de Reisado – Francisco Erinaldo
27/11 – Oficina de Máscaras dos Entremeios – Mestre Luiz Claúdio
30/11 – Exibição do Concerto de Encerramento do Projeto

As oficinas serão realizadas todos os sábados, conforme calendário acima, ás 16hs no Canal YouTube da AVBEM.

Postar um comentário

0 Comentários