Prefeitura do Crato inaugura Praça Maria Jesuíta Coelho


A Praça Maria Jesuíta Coelho, no Conjunto 10 de Fevereiro, foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira, 22, em solenidade realizada pela Prefeitura Municipal do Crato. O equipamento foi uma solicitação dos moradores e homenageia a professora e religiosa Maria Jesuíta Coelho, que morou na comunidade por quase duas décadas. A solenidade contou com a presença do Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Assis Diniz, do Deputado Federal, José Guimarães, do Secretário Municipal de Infraestrutura, Italo Samuel, do Vice-prefeito, André Barreto, dos vereadores e servidores municipais, além dos moradores do bairro Novo Crato.

A solenidade realizada no local, seguiu todos os protocolos de segurança e distanciamento social impostos pela pandemia. Na oportunidade, foi feita a homenagem à pernambucana Maria Jesuíta Coelho, que se mudou para o Crato em 1993, vindo a acompanhar a educação dos filhos e se tornado uma das primeiras moradoras do Conjunto 10 de Fevereiro. Sua religiosidade, fé e bondade são referências para os vizinhos, que deram continuidade à tradicional novena de Nossa Senhora das Dores iniciada por dona Jesuíta, ali mesmo onde foi erguida a praça.

“Essa praça dedicada à nossa senhora das Candeias e que recebe o nome de Dona Jesuíta é um presente para a nossa comunidade. Há quase trinta anos, nós lutamos para que esse lugar, que era um terreno baldio, se tornasse um espaço de convivência e oração. Hoje o Prefeito Zé Ailton está cumprindo sua palavra e realizando esse sonho da nossa comunidade”, comenta o estudante Lucas Mateus, um dos idealizadores do projeto.

A doméstica Patrícia Sales, foi uma das principais ativistas em defesa da pracinha. Além de idealizadora do projeto, Patrícia acompanhou a construção da praça, se surpreendendo com a rapidez na entrega do equipamento. “Ficou tudo lindo, a parte da gruta está bem feita e a iluminação ficou muito boa. À noite, dá pra encontrar até uma agulha no chão. É tanto que nós dentro de casa estamos até apagando a luz da sala”, afirma. A iluminação LED é um dos pontos em destaque no projeto, o que veio a somar com a acessibilidade da estrutura e paisagismo. “A praça foi toda executada com piso intertravado, é pavimentação adequada para o pessoal. Ela tem toda a sua acessibilidade por meio de rampas e piso podotátil, também toda a parte paisagística renovada por meio de gramas, árvores e arbustos”, explica o Secretário.

Durante sua fala, o Prefeito Zé Ailton Brasil, apresentou as melhorias que a administração tem feito no município, como o investimento em obras e pavimentação do Programa Caminhos do Crato. “Essa praça é um reconhecimento do trabalho de evangelização da Dona Maria Jesuíta. Era dia de Nossa Senhora das Candeias quando eu visitei esse lugar pela primeira vez. Aqui era um terreno meio íngreme, onde a comunidade se reunia para suas orações. Me comprometi, não conseguirei iniciar a obra em 2020, por causa da pandemia. Mas tudo acontece no tempo de Deus. Eu vi a coragem e determinação desses dois jovens.

Com investimento 100% municipal, na casa dos R$ 103 mil. A Praça Maria Jesuita Coelho é mais uma obra do programa de requalificação e construção de novas praças na cidade do Crato. Este ano, foram entregues totalmente requalificada e reformada a Praça Dona Ceicinha, no Seminário, e a nova praça Francisco Lopes Parente, no Conjunto Monsenhor Montenegro, com um grande complexo de lazer e área verde, contando com uma academia de ginástica popular. Com a valorização dos espaços nas comunidades e Centro, a cidade se torna um lugar cada vez melhor para se viver.

Foto: Divulgação / Fonte: Ascom Crato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem