Auxílio Brasil: famílias que tiverem aumento de renda permanecem no programa


O Auxílio Brasil começou a ser pago neste mês para quem já era beneficiário do Bolsa Família e trouxe muitas dúvidas relacionadas as novas medidas do programa.

As famílias que tiverem aumento de renda que ultrapasse as regras do programa não perderão o benefício de imediato. De acordo com o Ministério da Cidadania, haverá um prazo de dois anos para isso acontecer. Mas, para que o beneficiário permaneça recebendo o auxílio, é preciso atender alguns requisitos.

Isso acontece porque o programa institui a chamada regra de emancipação, que prevê alguns critérios, entre eles, as famílias que tiverem aumento da renda familiar mensal per capita que ultrapasse o valor da linha de pobreza permanecerão no programa durante o período de 2 anos. Mas, para isso acontecer, a renda familiar mensal per capita não pode superar em duas vezes e meia o valor da linha de pobreza, ou seja, R$ 500.

E caso a renda do beneficiário volte a diminuir após o fim do prazo da regra de emancipação, ele pode voltar a receber o Auxílio Brasil.

Se a família for cancelada do programa após o encerramento do prazo da regra de emancipação, poderá retornar com prioridade, desde que atenda aos requisitos estabelecidos para recebimento dos benefícios do Auxílio Brasil.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem