Cariri encerra 35ª edição do Encontro Nacional Abrasel mostrando a potência gastronômica e cultural da região


Evento híbrido teve cozinha show e palestras; mais de 500 pessoas prestigiaram o encontro durante os dois dias.

Receber, pela primeira vez, o Encontro Nacional Abrasel foi um marco para a região do Cariri, um dos polos culturais do interior do Ceará. Como sede da 35ª edição do evento, foi escolhida a cidade de Juazeiro do Norte, onde foram realizadas, na última quinta e sexta-feira, 18 e 19 de novembro, aulas-show de gastronomia e workshops com profissionais de renome no setor. Mais de 500 pessoas passaram pelo evento, que também contou com uma feira de negócios e uma cerimônia de abertura, para autoridades políticas e convidados.

Abrindo com chave de ouro, na quinta-feira, tiveram três receitas: a do Risoto Cariri, com o chef da região, Felipe Lustosa; a chef Fernanda Mendes ensinou a fazer chapéu de couro com sorvete de cartola e Praliné de caramelo e uma deliciosa receita de galinha da serra do Araripe com farofa de pão de arroz e pequi com o chef Joaquim Alencar. Já na sala de palestras, Pedro Hoffmann, proprietário do restaurante Peppo Cucina, falou sobre o mercado de vinhos; o empresário e consultor Uildemar Ramos, dono de quatro empreendimentos na região, falou sobre CMV e Ficha técnica; Thiago Falcão, membro do Conselho de Administração da Abrasel, trouxe as principais informações sobre o futuro do delivery e como vender melhor nas plataformas, com o exemplo prático do empresário Bruno Dórea, também presidente da Abrasel em Sergipe e complementando o tema, esteve presente o também membro do Conselho de Administração da Abrasel, Célio Salles, para explicar a novidade do mercado: o Open Delivery, solução que promete facilitar a gestão da operação de delivery no Brasil.

Na sexta-feira (18), a programação voltou forte e teve como um dos momentos mais importantes, o encontro dos prefeitos de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do Crato, Zé Ailton, num bate-papo com o Paulo Nonaka, presidente do Conselho de Administração da Abrasel, que conversaram sobre “Como o gestor público pode ajudar a impulsionar o setor da gastronomia”; palestra com público presencial e online, já que foram dois dias de programação técnica híbrida. Os participantes também puderam participar e tirar suas dúvidas no workshop sobre legislação trabalhista, com foco em aspectos societários, com os advogados da Abrasel no Ceará, dr. Thiago Pinho e Dr. Thiago Albuquerque; sobre o mercado do café com o barista e fundador da cafeteria Mestre Nêgo Cafés Especiais, Moacir Siqueira; sobre Inteligência e Marketing para o setor de alimentação fora do lar pós-pandemia com Paulo Jelihovschi e Daniel Borges, sócios-fundadores da Infinite e líderes de Gente e Experiência do Usuário e Marketing, respectivamente e o encerramento da programação técnica foi com a História da Cachaça e sua harmonização, com Altino Farias, proprietário da Embaixada da Cachaça. No mesmo dia, na sala de gastronomia, os participantes também puderam participar de mais três aulas-show, com foco no preparo de carnes.

Toda a programação segue disponível no Youtube da Abrasel (AbraselBrasil).

O Encontro também é um momento no ano em que todos os presidentes das seccionais da Abrasel se reúnem para discutir as principais pautas do setor e os próximos passos da organização. Nesta edição, a reunião foi marcada pela apresentação do próximo ciclo estratégico de cinco anos da entidade e dos conceitos para os eventos de 2022.

Um dos patrocinadores do evento foi a D’Origem Distribuidora, empresa cearense especialista em vinhos. “Nós já fazemos negócios no Cariri, tanto no varejo como para bares e restaurantes, então participar do encontro nacional da ABRASEL fortalece nosso relacionamento com o Cariri e abre portas para novas oportunidades”, disse o gerente comercial, Thiago Pereira.

Para o presidente da Abrasel Ceará, Taiene Righetto, o Encontro mostrou a força da cultura caririense para todo o Brasil e foi oportunidade para donos de bares e restaurantes se qualificarem cada vez mais. “Podemos trazer para os empreendedores da região o que há de melhor no setor, além de mostrar para os visitantes de outros estados a grandeza e força do interior do Ceará”, diz. “O evento reuniu o que há de melhor do digital e do presencial, seguimos os protocolos de segurança e impactamos milhares de pessoas nesses dois dias do encontro. Com certeza foi uma troca de experiências que vai trazer grandes resultados num futuro próximo”, completa.

Já para o presidente da Abrasel Cariri, Jerônimo Freire, a sensação de dever cumprido é inevitável, já que o Brasil conheceu o Cariri nesses dias. “Após tantas remarcações, enfim conseguimos sediar o encontro nacional itinerante da Abrasel, entidade que luta pelo fortalecimento do setor e que, mesmo ainda em pandemia, não deixou de acreditar no potencial cultural e gastronômico da região. Estamos felizes e agradecidos pela enorme confiança!”

O próximo Encontro Nacional Abrasel acontece em março de 2022, na cidade de Maceió, Alagoas.

O evento teve o patrocínio da Ambev, da BAT Brasil, da Easy Assist, D’Origem, La Plaza Shopping e Spaten. E os parceiros são a Fecomércio, o Governo do Estado do Ceará, a prefeitura do Crato, a prefeitura de Juazeiro do Norte, a Assessoria Commonike e a Mob.

Para participar do Encontro, conforme decreto do governo do estado do Ceará, foi imprescindível apresentação a comprovação das duas doses da vacinação contra a Covid-19.

Mais informações,

Assessoria Commonike

Cariri recebe 35ª edição do Encontro Nacional Abrasel mostrando a potência gastronômica e cultural da região

Postar um comentário

0 Comentários