Pesquisadores dos EUA começam a testar vacina contra Alzheimer


Na edição desta sexta-feira (19) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou como deve funcionar uma vacina nasal contra o Alzheimer. Pesquisadores nos Estados Unidos estão desenvolvendo um imunizante contra a doença que será inalável pelo nariz.

O projeto ainda está em fase inicial e os primeiros testes clínicos serão feitos nas próximas semanas. Os cientistas vão testar a eficácia e a segurança do imunizante depois de 20 anos de estudos pré-clínicos.
Segundo os pesquisadores que coordenam o projeto, a vacina pode ajudar a prevenir o Alzheimer e até mesmo ser uma forma de tratamento da doença.

Fernando Gomes lembrou que, como vimos durante a pandemia de coronavírus, estudos para o desenvolvimento de vacinas normalmente são compostos por quatro fases.
“Na primeira fase, o objetivo principal é testar a segurança e tolerabilidade da vacina, ou seja, checar se faz mal, se tem efeito colateral ou algum impedimento para progredir”, disse o médico.

“A pesquisa [da vacina contra Alzheimer] envolve 16 voluntários. São pessoas de 60 a 80 anos, que vão receber duas doses no intervalo de uma semana — todas têm a doença em fase inicial”, completou.

O médico ainda destacou que o Alzheimer pode ser diagnosticado a partir de exames que detectam o acúmulo de beta-amilóide. “Essa é a proteína que sabemos que tem uma associação com a disfunção e destruição progressiva dos neurônios”, explicou Gomes.

Foto: Reprodução / Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem