Secretaria de Cultura do Crato realiza aula inaugural de cursos de formação no segmento


Realizada na manhã desta quinta-feira, 18, a aula inaugural dos cursos do Programa de Formação Inicial em Arte e Cultura, começando com seis cursos. O lançamento do programa, que será executado através da Secretaria de Cultura do Crato, com a coordenação da LCF Serviços, aconteceu no auditório da sede do Geopark Araripe, com a presença do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito, André Barreto, além do Secretário de Cultura Amadeu de Freitas, representantes da empresa responsável pela execução dos cursos, além do Reitor da URCA, Francisco do O´de Lima Júnior, o vereador Matheus Leite, entre outras autoridades municipais.

O programa tem a finalidade de colaborar e oportunizar pessoas e comunidades, urbanas e rurais, o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais. A proposta é que os cursos oferecidos possibilitem maior profissionalização dos agentes culturais locais e a multiplicação de ações e projetos para o setor.

Com quase todas as vagas destinadas já preenchidas, os cursos serão gratuitos, com recursos do Governo Federal, e já estavam sendo pleiteados através de projetos desde 2019 pela pasta, agora concretizados. Dos 11 cursos de diversas linguagens artísticas a serem destinados, com 28 turmas, serão iniciados seis, e em janeiro serão abertas novas vagas. O público-alvo do programa é de jovens a partir de 14 anos e adultos com ou sem experiência no setor cultural.

Serão iniciadas 9 turmas de dança, gastronomia, comunicação e mídias digitais, elaboração de projetos e educação patrimonial. O Secretário de Cultura ressaltou o trabalho de planejamento para atuação com políticas culturais no Município e as condições necessárias para as ações, contando com a participação de todos os agentes. O Reitor da URCA destacou a importância cultural do Crato e o aproveitamento máximo dessas condições culturais.

O Vice-prefeito, André Barreto, ressaltou o momento oportuno da capacitação, aberto para a sociedade, para ampliar os seus conhecimentos e terem mais oportunidades. Ele desejou sucesso aos participantes da formação, que chega em boa hora.

Segundo o Prefeito Zé Ailton, o Crato nesse momento deve atuar com a missão de valorização maior dos artistas e a finalidade é trabalhar bem mais perto desse público. “Queremos dotar o Crato de espaços culturais e valorizar a prata da casa e encantar os cratenses e a todos que visitam a nossa cidade”, disse. O prefeito ainda lembrou que como incentivo à classe artística, baixou a alíquota do ICMS em 30% para quem contratar os artistas do Crato nos palcos da cidade.

Os ministrantes dos primeiros cursos foram apresentados ao público, para dar início às aulas a partir da próxima semana. Concluindo o curso, o participante estará apto a desenvolver concepções criativas

Cursos

1-Gastronomia, com 2 turmas de 80h;

2-Educação Patrimonial, com 6 turmas de 40h;

3-Dramaturgo, linguagens teatrais e cinematografia, com 2 turmas de 80h;

4-Danças populares, contemporâneas e expressões corporais, com 2 turmas de 80h;

5-Produção teatral de contos, cordéis e poesias, com 2 turmas de 80h;

6-Belas artes, artes gráficas, xilografia e lambe-lambe, com 2 turmas de 80h;

7- Cenografia, figurino e adereços, com 2 turmas de 80h;

8-Artesanato com materiais recicláveis e reutilizáveis, com 4 turmas de 40h;

9- Comunicação e mídias digitais, com 4 turmas de 40h;

10-Produção e gestão cultural, com 2 turmas de 80h;

11-Elaboração de projetos culturais, com 2 turmas de 80h.

De acordo com o Secretário de Cultura do Crato, Amadeu de Freitas, serão disponibilizados inicialmente 6 cursos. As inscrições estão abertas e vão até o próximo dia 22, data do início dos cursos.

Os cursos e turmas, que irão iniciar no próximo dia 22 de novembro são:

Educação patrimonial 40h/a – Turma 01

Local: URCA Campus Pimenta

Horário: 08h às 11h30

Educação patrimonial 40h/a – Turma 02

Local: URCA Campus São Miguel

Horário: 18h às 21h30

Artesanato com materiais recicláveis e reutilizáveis – Turma 1

Horário: 08h às 11:30

Local: RFFSA

Artesanato com materiais recicláveis e reutilizáveis – Turma 2

Horário: 08h às 11h30

Local: CRAS Seminário

Elaboração de projetos culturais 80h/a – Turma 01

Horário: 18h às 21h30

Local: URCA Campus Pimenta

Comunicação e mídias sociais 40h/a – Turma 01

Horário: 08h às 11:30

Local: CEU – Bairro Mirandão

Comunicação e mídias sociais 40h/a – Turma 02

Horário: 18h às 21h30

Local: CEU- Bairro Mirandão

Danças Populares, contemporâneas e expressões corporais 80h/a – Turma 01

Horário: 18h às 21h30

Local: Varanda das Artes, Centro.

Gastronomia 80h/a – Turma 01

Horário: 14h às 17h30

Local: Projeto Nova Vida

Posteriormente, novas inscrições para os outros cursos serão abertas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem