Formação sobre aleitamento materno e APLV encerra a programação 2021 da Semana do Bebê


A Prefeitura de Barbalha, por meio das secretarias de Saúde e do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), promoveu uma palestra sobre Aleitamento Materno, Alergia a Proteína de Vaca (APLV) e Intolerância à Lactose, na última sexta-feira, 3, no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) no Parque da Cidade. A ação foi direcionada aos servidores municipais da saúde e estudantes de medicina da UFCA, culminando no encerramento das atividades da Semana do Bebê “Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância” no município.

Os profissionais palestrantes desse momento tão importante para o município foram o médico pediatra Dr. Cícero Macedo e a nutricionista especialista em materno infantil do Centro de Especialidade e Diagnóstico (CED), Janaina Mariano. A enfermeira Deisilane Garcia, articuladora do Selo Unicef da Saúde municipal, expressa que “a saúde da família é a porta de entrada do serviço de saúde no município, então quanto mais capacitados os nossos servidores estiverem melhor eles atenderão a população”, disse.

A nutricionista do município fez uma abordagem completa sobre a APLV e a intolerância à lactose a fim de capacitar os profissionais para levarem às mães formas de como proceder com a própria alimentação e a do bebê quando for descoberto algum desses casos. A profissional explica que existem várias abordagens e que tudo depende da fase que o aleitamento materno se encontra, seja exclusivo, em iniciação alimentar ou com fórmulas.

Quando se fala sobre Aleitamento Materno existem inúmeros fatores que mostram a contribuição para a qualidade de vida, promoção da saúde e redução de doenças, e esse é o cuidado que a secretaria se propõe para desenvolver crianças saudáveis. “Aleitamento materno é vida, é saúde. E isso faz uma diferença imensa não só na casa dessa mãe, mas no município, porque todo mundo ganha quando se trata de saúde”, afirma o pediatra.

Encerramento Semana do Bebê 2021

A Semana do Bebê 2021 chega ao fim no município após uma vasta programação repleta de palestras, rodas de conversas, momentos de cuidado e formações. As ações promovidas ao longo desses cinco dias compõem a metodologia do Selo Unicef voltada a atenção com as mães, gestantes e profissionais que atuam junto ao público infantil. Apesar de uma semana dedicada à movimentação, o objetivo da gestão municipal junto a Unicef é promover o desenvolvimento saudável da primeira infância, que vai da concepção aos 2 anos de idade da criança, durante todo o ano.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem