Quase dois anos desde a realização do último concurso, aprovados esperam convocação pela Prefeitura de Juazeiro


Aprovados no último concurso público para vagas efetivas devem se reunir na praça da Prefeitura de Juazeiro do Norte próxima sexta, dia 3, às 9h, para mobilização

Beirando o vencimento do certame, a história de muitos aprovados no concurso público e que não são convocados para assumirem o cargo é triste e comovente. Nesta sexta-feira, 03, às 9h, ocorrerá mais uma reunião com a gestão, para tratar sobre o assunto e na tentativa de ser realizada nova convocação, além de ser dado posse aos já convocados.

Buscando, na maioria da vezes, a estabilidade financeira e uma vida melhor, muitas pessoas se dedicam exclusivamente aos concursos públicos. Passam horas e mais horas estudando, realizam anotações, resumos, mapas mentais, revisão de material, cursos extras, fazem da parede do quarto um mural de post-it, compram mentorias, ou seja, de fato investem tempo e dinheiro.

A vida do concurseiro, ao contrário do que muitos acreditam, não é fácil, pois na maioria das vezes enfrentam várias reprovações, julgamentos, frustração e acaba com o psicológico abalado devido a tanta pressão e cobrança. Quando o nome, finalmente, sai no Diário Oficial, a alegria é imensa, pois todo o percurso, enfim, mostra-se recompensado.

Entretando, para alguns esse é apenas o início de uma grande e árdua caminhada rumo a convocação. Há dois anos, foi realizado o concurso público da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, com posterior homologação, no entanto, a gestão municipal ainda não convocou todos os aprovados.

Railma Martiniano foi aprovada para o cargo de professora do Fundamental I, 1° ao 5° ano, porém espera sua tão sonhada convocação. “Eu sempre imaginei que o mais difícil seria passar em um concurso público, mas tenho constatado que o difícil mesmo é ser convocada, pois o gestor não tem boa vontade em fazer. Já se aproxima dos dois anos de homologação do certame e até agora estamos na angústia e tortura da espera pela convocação”, lamentou.

Ela ainda destaca que faz parte de uma das classes mais desvalorizadas do país, que é a de professores. “Aqui em Juazeiro do Norte não está sendo muito diferente, pois somos tratados com total descaso pelo gestor municipal, principalmente em relação a este concurso. Railma destaca que está há quase 1 ano desempregada, passando por inúmeras dificuldades financeiras. “Tenho familiares que dependem financeiramente de mim e eu estou sem poder suprir as necessidades.

A professora conta que os coordenadores de escolas particulares têm fechado as portas para ela ao saber da sua aprovação, temendo que a qualquer momento a profissional seja convocada e deixar a escola desassistida. Outro aprovado no mesmo concurso e que também ainda aguarda a convocação é Ricardo Oliveira, educador físico.

As histórias são parecidas, ele também se encontra desempregado e com um filho recém-nascido que necessita de cuidados básicos. “Há dois anos venho lutando para ser convocado, assim como inúmeros colegas meus, e não estou podendo colaborar financeiramente para com o meu filho e minha família”, disse Ricardo.

Sobre o assunto, a assessoria de comunicação da prefeitura divulgou essa nota:

“_A Prefeitura de Juazeiro do Norte, vem por meio desta, informar que novas convocações do concurso em vigor, deverão acontecer somente no próximo ano (2022). A decisão tem por base a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece gastos com a folha de pagamento abaixo de 54% da receita líquida correndo do Município. Atualmente, Juazeiro do Norte encontra-se com uma média de 54,06%. Sobre o montante ainda devem incidir pagamento de 13º salário e férias. A Prefeitura já chamou 1.322 concursados, reduzindo em 2.500 o números de contratados. Diante destes fatos, a gestão do prefeito Glêdson Bezerra e Giovanni Sampaio pede compreensão_.”

Equipe Convocação Já

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem