Secretaria de Saúde de Barbalha participa do I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola


A Secretaria de Saúde de Barbalha, por meio do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde (Numeps), participou do I Encontro da Rede Estadual Saúde Escola e ObservaEPS. O evento aconteceu de 08 a 10 de Dezembro, no auditório da sede da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

Na oportunidade, Barbalha apresentou sua experiência na implantação do software Pin Pec utilizado para o monitoramento das ações da Atenção Básica no Município. O aplicativo desenvolvido em linguagem de programação foi adquirido pela Prefeitura de Barbalha com o intuito de monitorar os indicadores de desempenho do Previne Brasil.

De acordo com Alex Josberto, assessor do Numeps, a apresentação da experiência com o aplicativo consistiu no relato de experiência na utilização da tecnologia em Barbalha. “Essa experiência envolve capacitação dos profissionais e a instalação desse software em todas as unidades, permite monitorar todos os indicadores do previne Brasil e consequentemente identificar as lacunas de assistência de aprendizagem da equipe de educação popular em saúde nas comunidades”, explicou.

Softaware Pin Pec

Entre os indicadores monitorados pelo Pin Pec estão dados relacionados ao acompanhamento de gestantes na realização de pré-natal e atendimento odontológico para gestantes, percentual de pessoas hipertensas e diabéticas acompanhadas e cobertura vacinal da poliomielite. “O software permite aprimorar processos e faz com que a saúde do Município se desenvolva, principalmente, junto à comunidade, oferecendo informações para o planejamento de estratégias de busca ativa, ações na comunidade e dando mais condições para que os usuários continuem acessando os serviços da unidade básica de saúde”, ressaltou Alex Josberto..

A utilização do aplicativo garante que as diretrizes do Previne Brasil possam ser cumpridas, garantindo ao Município mais recursos para a manutenção de atividades da Atenção Primária à Saúde.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem