Crato celebra 108ª Festa da Baixa Rasa que acontece na próxima terça (25)


A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realiza no próximo dia 25 de janeiro, a 108 ª edição da Festa da Baixa Rasa. O evento, que acontece de 7h às 12h, tem a previsão de reunir centenas de pessoas, e pelo menos trezentos cavaleiros, na cavalgada, contando com a realização da missa e a apresentação da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto.

De acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ary Filho, a secretaria exigirá o uso de máscara e álcool em gel e contará também com o apoio do ICBio que estará liberando o espaço e oferecendo suporte no dia do evento. “Durante a cerimônia contaremos com o apoio da vigilância sanitária que irá verificar a higienização dos alimentos consumidos no local, da cavalaria da polícia militar, do batalhão da polícia ambiental, além da presença da guarda municipal, nos locais de acesso a festa que estarão solicitando o passaporte de vacinação”, frisa o secretário.

Considerada uma importante romaria que reúne adultos, idosos e crianças em torno da fé e da cultura popular, a Festa da Baixa Rasa é um momento onde as pessoas rezam pela história do vaqueiro que passava pela região, vindo de Pernambuco, montando seu cavalo, quando se perdeu na Chapada do Araripe. De acordo com relatos, esse vaqueiro ficou perdido por dias, com fome e sede, até ser encontrado pouco antes de morrer, sendo sepultado ali mesmo. Em 2015, a Festa da Baixa Rasa foi tombada como Patrimônio Material e Imaterial do município.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem