Governadores cobram urgĂȘncia de Queiroga na compra da Coronavac


Os governadores do Nordeste, por meio do ConsĂłrcio Nordeste, enviaram um ofĂ­cio ao ministro da SaĂșde, Marcelo Queiroga, pedindo urgĂȘncia na compra da Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratĂłrio chinĂȘs Sinovac.

O pedido foi feito na quinta-feira (20), mas o governo federal ainda nĂŁo se pronunciou. A vacina foi aprovada no mesmo dia para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos pela AgĂȘncia Nacional de VigilĂąncia SanitĂĄria (Anvisa), com exceção dos imunossuprimidos.

Na carta do ConsĂłrcio Nordeste, o governador de Pernambuco Paulo CĂąmara, recĂ©m-empossado presidente do colegiado, enfatiza o agravamento da pandemia da Covid-19, em decorrĂȘncia da variante ĂŽmicron.

“Peço que o MinistĂ©rio da SaĂșde realize compra das referidas vacinas jĂĄ disponĂ­veis no Instituto Butantan e proceda a distribuição entre os estados conforme o Plano Nacional de Imunização”, afirma o texto.

“Tal medida deve ser tomada em carĂĄter de absoluta urgĂȘncia, algo absolutamente compatĂ­vel com as atribuiçÔes deste MinistĂ©rio”, reforça a carta dos governadores.

MinistĂ©rio da SaĂșde nĂŁo tem pressa
Embora a tendĂȘncia de aprovação da agĂȘncia fosse conhecida hĂĄ mais tempo, o MinistĂ©rio da SaĂșde nĂŁo se adiantou para comprar o imunizante.

Ao contrĂĄrio, horas depois da liberação decidida pelos diretores da Anvisa, Queiroga publicou nas redes sociais que vai aguardar a oficialização da decisĂŁo da agĂȘncia para depois avaliar a inclusĂŁo dessa vacina no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o governo federal ainda não manifestou interesse em adquirir novas doses de Coronavac, que é a mesma vacina para crianças, adolescentes e adultos, diferentemente da dose pediåtrica da Pfizer. O Butantan possui 15 milhÔes de doses prontas da vacina contra a Covid-19.

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios