Cariri registra as maiores chuvas do Ceará entre sexta e sábado, apesar de volumes pouco expressivos


Os municípios da região Cariri, no Ceará, registraram as maiores chuvas entre esta sexta-feira (11) e sábado (12), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Contudo, as precipitações não apresentaram volumes expressivos.
O órgão estadual contabiliza, nos postos pluviométricos, as precipitações entre 7h da manhã de um dia e 7h da manhã do outro. Barbalha, Missão Velha e Barro foram os municípios com os maiores registros.

Outros municípios caririenses como Santana do Cariri e Nova Olinda também aparecem entre as dez maiores chuvas das últimas 24 horas. Itatira, no Sertão Central e Inhamuns, e Granja, no Litoral Norte, são os únicos municípios fora do Cariri que aparecem entre os principais registros.

Previsão do tempo

A Funceme apontou que o segundo fim de semana do mês de fevereiro deve apresentar chuvas mais concentradas neste sábado (12), com tempo mais estável no domingo.

A previsão para a madrugada e manhã de sábado era de precipitações ao longo do litoral, incluindo Fortaleza. Nas demais áreas, como o Carir, os registros são esperados ao longo do dia.

Já para o domingo, as condições para chuva devem ser reduzidas, já que a Funceme aponta baixa possibilidade (de 20 a 40% de chance), mas ainda em todas as regiões e de forma isolada.
Em geral, as chuvas previstas poderão ocorrer em virtude de áreas de instabilidade formadas pela atuação de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Foto: Marciel Bezerra/Reprodução / Fonte: G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem