Doenças renais são silenciosas e quando descobertas, pode ser tarde demais”, explica nefrologista do Cariri


Problema renal é a principal suspeita da morte de Paulinha Abelha; equipe médica de Sergipe investiga

Esta semana, a cantora Paulinha Abelha, integrante da banda Calcinha Preta, veio a óbito em decorrência de problemas nos rins. Ela foi hospitalizada no dia 11 de fevereiro em Aracajú, onde, após o diagnóstico, foi necessário realizar hemodiálise, sendo transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com posterior estado de coma e instabilidade neurológica.

A Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, Estima que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. Ela causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Segundo o Nefrologista, Fernando Coutinho, as doenças renais normalmente podem se instalar de uma maneira silenciosa. “Então quando elas são descobertas, pode ser tarde demais para reverter a situação, como tudo indica, foi o que aconteceu no caso da cantora Paulinha Abelha”, disse.

O médico ainda alerta que, de maneira preventiva, o aconselhável é realizar, pelo menos uma vez ao ano, os exames de função renal e creatinina. Ele ainda destaca que a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) iniciará no mês de março uma campanha que frisa a importância dos exames preventivos, pois com o diagnóstico cedo, é possível evitar ou tratar a doença com agravos.

Assessoria Commonike

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem