Dono do site de notícias ‘Pirambu News’ é assassinado a tiros em Fortaleza


O dono do canal virtual de notícias “Pirambu News” foi morto a tiros na esquina da Avenida Doutor Theberge com a Rua Nossa Senhora das Graças, no Bairro Pirambu, em Fortaleza, na noite desta segunda-feira (7).

Givanildo Oliveira, conhecido como “Gigi”, era o criador e administrava as redes sociais do canal, que acumulava mais de 73.600 seguidores no Instagram, Facebook, YouTube e no blog de notícias. Nas postagens, ele divulgava matérias contra violência, denúncias e casos que ocorriam principalmente no Bairro Pirambu.

Conforme testemunhas, Gigi foi atingido por diversos disparos de arma de fogo, a maior parte no rosto, e morreu próximo de casa. Familiares da vítima não quiseram dar mais informações sobre o caso, mas relataram que ele deixa filhos. A Polícia Militar foi acionada e fez buscas na região.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionadas para atender a uma ocorrência de homicídio.
Na ocasião, um homem de 46 anos foi morto a tiros em via pública. A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também esteve no local e fez os primeiros levantamentos sobre o caso, que é apurado pela 8º Delegacia do DHPP.

O governador Camilo Santana citou a morte do dono do canal de notícias em postagem nas redes sociais, onde afirmou que já falou com o secretário da Segurança, Sandro Caron, para o reforço nas investigações sobre esse homicídio e outros dois casos de violência, entre eles uma chacina, que ocorreram no Ceará entre segunda e esta terça-feira.

“Falei com nosso secretário da Segurança, Sandro Caron, sobre alguns episódios de violência registrados nas últimas horas no Ceará, para o reforço que for necessário nas diligências e investigações, de forma com que haja respostas imediatas. As mortes de quatro pessoas, com outras feridas, no Cariri, bem como do dono de um canal de notícias no Bairro Pirambu, em Fortaleza, são inaceitáveis e é preciso a imediata identificação e prisão de todos os envolvidos”, diz um trecho da publicação de Camilo.

Última postagem

A última postagem feita por Gigi nas redes sociais do Pirambu News foi noticiando a prisão de um suspeito de matar duas pessoas no Bairro Pirambu, no domingo (6). O autor do duplo homicídio foi capturado nesta segunda-feira (7), no mesmo bairro que o crime ocorreu.

Vários seguidores deixaram mensagens de pesar pela morte do criador do canal, que tinha o objetivo de fazer jornalismo independente.
Em novembro de 2021 o Pirambu News completou 6 anos de existência. Desde o início da criação, o portal deixou de noticiar alguns crimes ocorrido do bairro de origem, por questões de segurança.

Nota de pesar

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) lamentou o assassinato de Givanildo Oliveira, proprietário do canal virtual de notícias “Pirambu News” e divulgou uma nota de pesar sobre o caso.

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) lamenta o assassinato de Givanildo Oliveira, proprietário do canal virtual de notícias “Pirambu News”, ocorrido em Fortaleza, na noite da segunda-feira. Ao mesmo tempo em que se solidariza com a família da vítima, a diretoria da entidade sindical cobra a apuração do crime, para saber se está relacionado a atuação do comunicador popular”, diz um trecho da nota publicada no site da entidade.

“A Diretoria do Sindjorce destaca, ainda, a necessidade de adoção de um protocolo de segurança dos jornalistas que envolva as entidades representativas dos trabalhadores, dos empregadores e as forças de segurança, sejam nacionais, estaduais ou municipais.A violência contra jornalistas e comunicadores constitui um grave atentado à democracia”.

Foto: Arquivo pessoal / Fonte: G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem