INSS vai suspender bloqueio de benefícios até dezembro


O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, informou que o bloqueio de pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por falta da comprovação de vida ficará suspenso até dezembro. O governo federal assinou, na manhã desta quarta-feira (2/2), portaria que moderniza as regras para a realização da prova de vida por aposentados e pensionistas.

“Não tem nenhum beneficiário bloqueado por prova de vida hoje. Essas pessoas seriam bloqueadas a partir de fevereiro, mas, como nós fizemos a suspensão e trabalhamos desde a semana retrasada nisso, [essas restrições] será limpadas [sic] no cadastro”, disse o chefe da pasta após a cerimônia de Modernização da Prova de Vida do INSS.

De acordo com o comunicado do Ministério do Trabalho e Previdência, o INSS tem até o dia 31 de dezembro deste ano para implementar as mudanças necessárias ao cumprimento do previsto na portaria. Dessa forma, até lá, bloqueios por falta de prova de vida não serão aplicados.

Ainda segundo Lorenzoni, mesmo com o alto risco de fraudes que a facilidade apresenta, a pasta chefiará uma “força-tarefa” para combater irregularidades. “É uma rotina na vida do ministério que será ampliada com o processo que iniciamos hoje”, justificou o ministro.

Segundo ele, a checagem será feita e reforçada pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência, que também auxiliou o governo a identificar fraudes no pagamento do auxílio emergencial.

“A preocupação que nós temos é dar o melhor atendimento possível ao beneficiário. Risco de fraudes sempre vai existir, mas adotaremos conduta semelhante ao que fizemos junto com a Dataprev lá no auxílio emergencial. Temos tecnologia e expertise para minimizar ao máximo as fraudes, é o que vamos usar para a prova de vida”, justificou.

Metrópoles

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem