Um mês após início da vacinação infantil, Ceará vacinou 33% do público contra Covid-19


Cerca de um mês após o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19 no Ceará, 33,11% da população dessa faixa etária já receberam a primeira dose do imunizante pediátrico, produzido pela farmacêutica Pfizer. Ao todo, foram 470.310 pequenos que já compareceram aos pontos de vacinação em todo o estado.

Os dados constam no vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), atualizado com informações prestadas pelas secretarias municipais. A última atualização foi realizada na quinta-feira (10). Em Fortaleza, o índice está abaixo do estado; sendo 28,11% da população total dessa faixa etária habitante (139.080 pequenos).

Especialistas consultados consideram que o número está abaixo do esperado em todo o Brasil devido à divulgação de notícias falsas sobre efeitos adversos em crianças. Segundo a pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Margareth Dalcomo, a divulgação de notícias falsas sobre a imunização infantil foi a principal responsável pela baixa cobertura vacinal.

“Muitas famílias foram contaminadas pelo discurso absolutamente equivocado de colocar em dúvida a confiança que as famílias brasileiras têm em relação às vacinas das nossas crianças”, afirmou.

Para o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, “isso tem a ver com o que erroneamente vem sendo difundido através de fake news”.

Fonte: g1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem