Ceará chega à marca de 60 bases do CPRaio com a implantação da unidade em Aurora


Mais um município cearense recebeu o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). A 60ª base do grupamento foi implantada em Aurora, no Cariri, neste domingo (27). Além do reforço policial, o Governo do Ceará também instalou uma central de videomonitoramento. São mais 23 policiais ajudando no combate à criminalidade. Eles terão o auxílio de 10 motocicletas, uma viatura e 15 câmeras localizadas nas principais ruas e avenidas da cidade.

A atuação do CPRaio é diferenciada pela agilidade que as equipes têm na ação contra a marginalidade, explicou o governador Camilo Santana. “Existe uma coisa chamada mobilidade do crime. Geralmente um bandido vai fazer um crime ele usa uma moto ou um carro. Se ele entra em um beco, o carro da polícia vai atrás dele e não consegue entrar. Agora não. Não vai ter bandido que o Raio não vai pegar. Vai pegar todos, porque tem o melhor equipamento”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.

Em recado direto aos policiais, a vice-governadora Izolda Cela desejou sorte e que eles possam contribuir o máximo com a melhoria da qualidade de vida dos moradores. “Que vocês possam bem servir a população de Aurora fazendo o seu melhor e prestando esse serviço público da maior relevância, que é defender e proteger a integridade, a segurança das famílias de Aurora”, falou Izolda.

O CPRaio está na Capital, 14 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mais 45 do Interior. No total, 2.757 policiais militares integram o comando. São 1.673 motocicletas e 126 viaturas.

Já as centrais de videomonitoramento têm câmeras espalhadas por 59 municípios, totalizando 3.501, todas integradas. “Se o bandido achar que essas câmeras só funcionam de dia, ele pode tirar o cavalinho da chuva. A câmera tem a mesma qualidade de dia e à noite”, avisou Camilo Santana.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, enfatizou a capacidade que o grupamento tem para agir contra a criminalidade. “Tenho certeza que a história da segurança pública em Aurora será uma antes do Raio e outra depois. O Raio é sinônimo de efetividade, de prisão, de operacional. O Raio ano passado retirou das ruas do Ceará mais de 6.600 criminosos, retirou das mãos do bandido mais de 2.100 mil armas, ou seja, o Raio trabalha para que quem pratique crime fique preso para pagar pelos seus crimes e não pratique mais. Reduz a criminalidade e aumenta a sensação de segurança”, destacou Caron.

Reforço importante

Para o prefeito Marcone Tavares, a instalação da base representa o maior reforço policial que o município há recebeu. “Em 1858 se instalou a primeira força policial aqui em Aurora. De lá pra cá, nesses 174 anos, é o maior acontecimento em segurança pública para o nosso município. Então, nossa palavra é de gratidão e reconhecimento”, disse o gestor municipal.
A chegada do CPRaio ao município representa mais tranquilidade para os moradores da cidade. Famílias inteiras compareceram para dar as boas-vindas aos novos policiais. Uma delas era a do metalúrgico José Ferreira, 47 anos. Acompanhado do seu filho Mateus, Ferreira traduziu o sentimento dos habitantes de Aurora. “Vamos nos sentir mais tranquilos. É um ótimo reforço na segurança. Já conhecia o trabalho deles em outros municípios. É muito bom para nossa cidade”, comemorou.

Para integrar o grupamento, os policiais passam por um treinamento específico, que inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os militares são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

Novas bases

Recentemente, o Governo do Ceará anunciou que o comando será expandido para mais cidades. Nesta quarta fase de ampliação do CPRaio, municípios com mais de 25 mil habitantes serão agraciados, e também ganharão uma central de videomonitoramento.
Finalizada essa fase, o Ceará passará a ter 84 bases do Raio, com 3.436 policiais, 1.853 motocicletas e 142 viaturas, além de 82 centrais de videomonitoramento, com 3.843 câmeras.

Ceará Conectado

Durante o evento, o governador Camilo Santana anunciou que o município já conta com internet gratuita em alguns locais públicos. Para ter acesso ao Ceará Conectado, a pessoa basta realizar o cadastro solicitado na hora que selecionar a rede de Wi-Fi disponibilizada pelo programa.
Camilo Santana também aproveitou a ocasião para assinar a ordem de serviço de um Centro de Educação Infantil e uma areninha para o município.

Foto: Tatiana Fortes /

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem