Chove em mais de 60 cidades do Ceará no Dia de São José


Choveu em mais de 50 municípios do Ceará das 7h de sexta-feira (18) às 7h deste sábado (19), data em que comemorado o Dia de São José, padroeiro do Estado. Os devotos do santo acreditam que chuvas no dia do padroeiro é sinônimo de um bom inverno.

A grande probabilidade de chuvas neste dia é ocasionada pelo equinócio de outono, fenômeno em que a dois hemisférios terrestres estão igualmente iluminados pelo sol, o que acaba atraindo ventos úmidos para o Ceará, e geralmente traz chuvas, conforme explicado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

O balanço do órgão, atualizado às 9h50, aponta chuvas em 61 cidades. Até o momento, as maiores precipitações foram registradas em Granjeiro, no interior do Estado e em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza, ambas com 55 milímetros de chuva.

Também se destacam com chuvas acima de 40 milímetros as cidades de Tarrafas (49 mm), Granjeiro (46 mm), Maranguape (42 mm), Paraipaba (41 mm) e Crateús (41 mm). Em Fortaleza, foram observados pela Funceme 20 milímetros no posto Castelão e 16 milímetros no posto da Água Fria.

Previsão

A previsão da Funceme para este fim de semana indica chuva em todas as macro-regiões do Estado, sendo de forma isolada neste sábado.

“Os maiores acumulados tendem a ocorrer no Sul, no Cariri, sul do Sertão-Central, Inhamuns, sul-noroeste do Estado, principalmente na região da Ibiapaba e na faixa litorânea. A chuva na faixa litorânea tende a ocorrer durante a madrugada e manhã, junto com o Cariri, o sertão central e Inhamuns. Nas demais áreas, ao longo do dia, principalmente no período da tarde”, afirma o meteorologista Vinícius Oliveira.

Segundo o especialista, as precipitações são causadas pela aproximação da zona de convergência intertropical.

Foto: Reprodução / Fonte: G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários