Crato realiza o 19º festival Cariri Frutas no final de semana


Realizado no último final de semana, em Crato, a XIX Cariri Frutas, feira de exposição e dinâmicas sobre produção, aproveitamento e comercialização de produtos, na perspectiva da economia solidária, com foco no Cariri. O evento ocorreu no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, e encerrou neste domingo (6), reunindo produtores rurais e empreendedores para necessidades e possibilidades de alternativas da geração de trabalho e renda, acompanhada da melhoria da vida dos agricultores da Região do Cariri.

Com programação aberta durante os três dias da feira, a organização destacou como proposta discutir a importância econômica da cadeia produtiva e nutritiva dessas frutas, propondo aos governos e à sociedade, a criação de um programa alimentar, utilizando as mesmas na merenda escolar e estoque regulador na região. Além disto, as formas de comercialização, incentivo e práticas da economia solidária e do respeito ao meio ambiente, bem como fortalecer a organização e promover a articulação entre agricultores familiares da feira, organizações e outros parceiros locais.

O evento contou ainda com momentos de capacitação, propondo manejo e forma de cultivo orgânico, expondo as técnicas atualmente disponíveis. Neste domingo foi realizado um Intercâmbio ao Caldeirão Beato José Lourenço – Crato, tendo como temática uma Oficina de Plantio de Mudas., finalizando com uma Avaliação, Leitura e aprovação da Carta Política do Cariri Frutas 2022 (Espaço Cultural Paulo Freire).

O evento contou em sua abertura com a presença do vice-prefeito do Crato, André Barreto, que na ocasião esteve representando o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Carlos Freires, o coordenador do evento, Expedito Guedes, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, Celiane David, além de Dr Leitão Moura, e representantes de entidades agrícolas e produtores.

Foto: Divulgação Ascom / Fonte: Ascom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem