Teleférico do Horto permanece inoperante ao público, mesmo após inaugurado


O Teleférico do Horto, em Juazeiro do Norte, foi inaugurado pelo Governo do Ceará em solenidade na tarde da última segunda-feira (28), pelo governador Camilo Santana, o prefeito Glêdson Bezerra e diversas autoridades convidadas. Conforme dito pela administração do equipamento, este deve funcionar de quarta a domingo para o público, em passeios gratuitos nos 30 primeiros dias de operação. No entanto, nesta quarta-feira (30), o equipamento ainda passa por reparos e permanece fechado ao público, sem previsão de início do funcionamento.

A equipe do Portal Badalo esteve no local esta tarde, no horário estabelecido para funcionamento do teleférico, e foi constatado que estava fechado, com equipes de manutenção ainda realizando trabalhos no local. De acordo com funcionários do equipamento, depois de uma a pane ocorrida durante a inauguração, em que o teleférico ficou alguns minutos parado após queda de energia, foi solicitada a empresa de distribuição elétrica de energia, Enel, que efetuasse reparos e deixasse a rede elétrica apta ao funcionamento do teleférico, o que segundo eles ainda não foi efetuado, fazendo com que ainda não haja previsão de início da operação.

Teleférico

O equipamento será importante para incrementar mais ainda o turismo na região, principalmente o religioso, já que liga a Praça dos Romeiros à área onde fica a estátua de Padre Cícero, um dos símbolos do Cariri. O investimento foi da ordem de R$ 79,1 milhões.

Neste primeiro mês, segundo informou a assessoria do Governo, funcionará de forma gratuita, em virtude de sua operação assistida. De quarta-feira a sexta-feira, o equipamento estará aberto das 14h às 18h. Já nos fins de semana a abertura será às 10 horas, com encerramento igual ao dos demais dias. Segundas e terças-feiras as equipes aproveitarão para dar manutenção nos aparelhos.

Entre as estações Romeiros (parte inferior) e Horto (superior), os bondinhos percorrerão uma distância de aproximadamente dois quilômetros a uma altura de 200 metros, em um tempo de 7 minutos e 30 segundos. O equipamento completo é composto por 12 torres de sustentação, 26 cabines climatizadas – e mais cinco reservas – com dez lugares. Além do teleférico, a obra envolveu a urbanização do entorno com a instalação de quiosques e estacionamento.

Foto: George Wilson / Fonte: Portal Badalo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem