Aeroporto de Juazeiro do Norte terá obra de ampliação


O aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, passará por uma obra de ampliação. Os detalhes das mudanças serão divulgados nesta quinta-feira (7). Se não houver mudança no planejamento da ampliação, o aeroporto passará pelas seguintes mudanças:

renovação do terminal e ampliação dos 2,5 mil metros quadrados para 6,4 mil metros quadrados de área total;

todos os ambientes operacionais serão melhorados e ampliados;

pátio será ampliado ;

novos espaços para embarque e desembarque estão no projeto.

A obra será de responsabilidade do consórcio Encalso Construções e Azevedo Travassos.

Desenvolvimento regional

O terminal tem localização estratégica: fica no centro do Nordeste. Há anos, deixou de ser um aeroporto regional, que servia para o atendimento de clientes que vivem no sul do Ceará e se tornou o ponto de transporte aeroviário mais viável para moradores do sertão da Paraíba, da região do Araripe, em Pernambuco e alguns municípios do interior do Piauí.

O aeroporto recuperou o movimento anterior à pandemia. Atualmente, são oferecidos voos diários para Guarulhos e Campinas (em São Paulo), Recife e Fortaleza, com quatro operadoras: Azul, Gol, Latam e VoePass. Só o trecho para Brasília ainda não foi retomado, apesar de haver uma pressão de políticos, que, para chegar à Capital Federal, ainda precisam de conexão em Fortaleza ou até mesmo em Guarulhos.

Dos cinco aeroportos administrados pela Aena, os de Juazeiro do Norte e de Campina Grande (PB) são os únicos sem o apelo turístico das praias nordestinas e, mesmo assim, o do Cariri é considerado um dos mais promissores, justamente por causa da localização estratégica.

“Todo o planejamento das obras foi realizado a partir de uma projeção de aumento da demanda para os próximos anos, com previsão de balanceamento entre todas as instalações necessárias para garantir um fluxo contínuo e confortável das operações nos momentos de pico de passageiros”, afirmou Santiago Yus, executivo da Aena Brasil, quando do anúncio do investimento, ainda no final do ano passado.

Não deve haver aumento do tamanho da pista do aeroporto de Juazeiro do Norte, de 1.940 metros, considerada curta, o que impede o pouso de aviões maiores, que transportariam mais carga e mais pessoas. A mudança é aguardada por passageiros devido à possibilidade de reduzir o preço das passagens.

Foto: Infraero/Divulgação / Fonte: G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários