Em sessão movimentada, Câmara de Juazeiro aprova reajuste de 11,05% para servidores


Após realizarem uma manifestação cobrando reajuste salarial, em frente à sede da prefeitura municipal de Juazeiro do Norte, na manhã desta terça-feira (19 de abril de 2022), os servidores participaram da Sessão Ordinária na Câmara Municipal. As negociações com a gestão ocorrem desde janeiro deste ano. A proposta é de 11,05% de reajuste. Na última reunião, os representantes dos servidores avisaram que poderiam paralisar as atividades e caminhariam para uma greve.

Durante sua fala na casa, o vereador Jesualdo Duarte (PSDB) pediu celeridade na votação. A fala do parlamentar incendiou os ânimos dos servidores presentes na casa. O presidente William Bazílio, o Bilinha (PMN), precisou pedir ordem para dar continuidade aos pronunciamentos dos edis.

Comissões da casa emitiram parecer favorável à mensagem do executivo com o reajuste de forma escalonada de 6% em fevereiro e 5,05% em maio retroativos a janeiro de 2022. O líder do prefeito na casa, vereador Rafael Cearense, apresentou emenda em que ficam excluídos da revisão, os profissionais do magistério da rede pública municipal que já tiveram seus salários reajustados em 33,23%. Rafael Cearense solicitou uma extraordinária para apreciar a mensagem.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Juazeiro do Norte (SISEMJUN), Marcelo Alves, não ficou satisfeito e pediu uma nova mensagem, com uma proposta desmembrada, por parte do executivo e solicitou ainda que a câmara não apreciasse a matéria para que as negociações com o executivo continuem. Marcelo usou a tribuna para esclarecer que o reajuste não repõe a inflação, principalmente para os servidores que recebem menos de dois salários mínimos. “Mais de mil servidores terão um reajuste mínimo. Estamos tentando uma negociação que seja benéfica para todos”. Marcelo Alves ainda sinalizou para uma greve geral.

O vereador Rafael Cearense defendeu o reajuste de 11,05% aos servidores e questionou se o município consegue arcar com um reajuste maior do que o dado por outros municípios do estado. Já o vereador Pedro Januário (Republicanos) defendeu a retirada da matéria, que é prerrogativa do líder do prefeito na Câmara Municipal. Rafael Cearense respondeu e lembrou que o projeto está parado na casa há meses e que é preciso colocar para votação.

O vereador Jesualdo Duarte (PSDB) voltou a pedir celeridade para destravar a matéria na casa e acabou batendo boca com um representante do sindicato. O presidente Bilinha se pronunciou e disse que não é intenção da casa travar projetos. Bilinha ainda lamentou a divisão de opinião dentro do sindicato. “Briga interna em sindicato não é bom”.
A servidora pública da área da saúde, Zilderli Silva, também usou a tribuna para expor, por meio de falas e imagens, as condições de trabalho. “Eu passei quatro anos e meio em uma faculdade para servir o povo de Juazeiro, mas como vou prestar um bom serviço para a população sem o mínimo de estrutura? Com 11,05% eu não cubro o que gasto para trabalhar. Não paga nem o nosso vale-transporte”, lamentou a servidora.

Já a servidora do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Ronize, defendeu o reajuste: “Muitos servidores estão neste momento em casa aguardando o reajuste para poder comprar remédios”.

Sessão Extraordinária

Durante a Sessão Extraordinária, os parlamentares votaram favoráveis ao projeto com a emenda do vereador Rafael Cearense. Os vereadores Pedro Januário (Republicanos) e a vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) se abstiveram.

Fonte: Site Miséria / Foto: Josimar Segundo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem