Fibromialgia: Sesc Crato realiza palestra sobre “Os Desafios de uma Doença Invisível”


Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a doença fibromialgia e levar conhecimento para a sociedade, o Sesc Crato promove neste sábado, 23 de abril de 2022, às 15h30, a palestra “Os Desafios de uma Doença Invisível” em parceria com a Associação Fibromialgica do Crato (AFIC). Ministrado pelo médico reumatologista Dr. Aloísio Brasil, o bate-papo é aberto ao público em geral e acontece no Teatro Adalberto Vamozi da Unidade Sesc Crato com a presença de profissionais de diversas áreas como fisioterapia, psicologia, advocacia, defensoria pública.

No Brasil, a doença crônica está presente em cerca de 2% a 3% da população, e por ano, a estimativa é de mais de 2 milhões de casos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Por ser uma síndrome de dores crônicas e de difícil diagnóstico, Warley Marques, analista assistencial do Sesc Crato, destaca a importância de abordar a temática que pode ser confundida com outras dores como fadiga, estresse, problemas de sono.

“Quando se tem sintomas de fibromialgia é possível ter uma boa qualidade de vida desde que a pessoa tenha um diagnóstico para poder controlar as dores. Mas, para isso, é preciso ter conhecimento para procurar tratamento médico adequado, saber que a doença existe e que existem alternativas”, relata.

Uma das características da Fibromialgia é que acomete mais mulheres do que homens e costuma surgir entre os 30 e 55 anos. Entre os principais sintomas estão grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos no corpo, juntamente com cansaço e distúrbios do sono, quando a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu.

Serviço

Palestra “Os Desafios de uma Doença Invisível”
Data: 23/04
Horário: 15h30
Local: Teatro Adalberto Vamozi da Unidade Sesc Crato
Aberto ao público

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem