No mês mundial de combate ao Câncer, médico chama atenção para crescimento de casos no Cariri


”Em um ano, mais de 60% dos pacientes diagnosticados com melanoma, câncer colorretal e colo uterino estão em estágio avançado”, explica Dr Diego Santos, cirurgião oncológico.

Diagnóstico precoce do câncer eleva em 95% as chances de cura dos pacientes. No Ceará, 77,5% dos pacientes com melanoma são diagnosticados nos estágios III e IV da doença, considerados avançados e que precisam de tratamentos mais caros e severos, como a quimioterapia. Outros 75,6% dos cearenses com câncer colorretal procuram ajuda médica em estágios totalmente avançados, consequente com maiores chances de mortalidade. No que se refere ao câncer de colo uterino, 60,2% das mulheres chegam em estágios III e IV, ou seja, sem possibilidade de realização da cirurgia.

O cirurgião oncológico, Dr. Diego Santos, destaca que o dia 8 de abril tem um significado diferente para os médicos que trabalham com o câncer. “Essa data é o dia mundial de combate ao câncer. Infelizmente os índices e porcentagens não são bons e, esse dia foi criado justamente para alertar a sociedade quanto a crescente incidência e numero elevadíssimo de óbitos”, disse.

A Organização das Nações Unidas (ONU) classifica o câncer como o principal problema de saúde pública do mundo e, com isso, se faz necessário a conscientização da sociedade, pois a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2030 o câncer vai ultrapassar as doenças cardiovasculares e se tornar a 1ª causa de morte por doença no mundo. No Brasil, a incidência é de 626 mil casos novos por ano, com 232 mil mortes, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Um levantamento feito de 2019 a 2021, pelo Radar do Câncer, sobre inúmeros assuntos relacionados a comorbidade, observou que houve uma queda significativa de 38,2% no número de biópsias, bem como em 50% dos exames citopatológicos, ainda em 48,4% das mamografias e 35,8% das colonoscopias. “Infelizmente esses números negativos impactaram de forma significativa, promovendo assim um aumento da mortalidade e de casos diagnosticados em estágios mais avançados”, ponderou o médico cirurgião oncológico, Diego Santos.

Por essa razão, é imprescindível que a população adquira hábitos saudáveis de vida, como por exemplo mantendo o peso ideal, com práticas frequentes de atividade física, evitar fumar, evitar o uso excessivo de bebida alcoólica, realizar exames de rotina e procurar um médico especialista em câncer, sempre que possível, finaliza o cirurgião oncológico, Diego Santos.

Mais informações,

Assessoria Commonike

No mês mundial de combate ao Câncer, médico chama atenção para crescimento de casos no Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem