‘Carregadores’ cortam tronco de angico para a festa do Pau da Bandeira em Barbalha


Após dois anos suspenso por conta da pandemia, o corte do pau da bandeira de Santo Antônio foi realizado em Barbalha nesta sexta-feira (13), no Ceará. O tradicional evento marca o início dos festejos em homenagem ao padroeiro da cidade.

Os “carregadores” – como são conhecidas as pessoas que levam o tronco pelas ruas da cidade – se deslocaram pela manhã até o Sítio Joaquim, local onde a árvore foi derrubada. O tronco de angico vai servir como mastro para hastear a bandeira do padroeiro e tem cerca de 28 metros. O cortejo do pau da bandeira está marcado para o último domingo de maio, dia 29.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo do município, antes de derrubar a árvore é feito um estudo ambiental e 100 mudas são plantadas para cada mastro retirado da mata.

A programação da Festa de Santo Antônio ainda vai ser divulgada, mas a prefeitura informou que a “Noite das Solteironas”, o “Cortejo do Pau da Bandeira”, a “Procissão de Santo Antônio” e as quermesses serão realizadas.

A Festa de Santo Antônio de Barbalha é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Imaterial Brasileiro.

Foto: Ariadne Pimenta/ Dégagé / Fonte: G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem