Confira dicas de cuidados quando estiver usando o aparelho celular


A prática de utilizar o aparelho celular enquanto ele está na tomada é um dos riscos que podem provocar explosões. Na terça-feira (16), um aparelho celular da marca Samsung explodiu quando era utilizado por um garoto de 6 anos em uma casa no Centro de Quiterianópolis, a 410 km de Fortaleza. O menino, que tem diagnóstico de autismo, não sofreu ferimentos.
O g1 entrou em contato com a empresa pela manhã para solicitar um posicionamento. A Samsung não havia se pronunciado sobre o caso até a publicação da matéria.

Segundo a mãe da criança, a professora Maria Eugênia, o filho estava assistindo vídeos quando o aparelho começou a soltar fumaça. Ao perceber o perigo, a mãe retirou o filho de perto do celular que começou a inchar e explodiu. O pai da criança chutou o aparelho e jogou água até que a fumaça parou.

Para evitar acidentes, especialistas recomendam que os equipamentos e acessórios comprados devem ser originais. Eles afirmam que os eletrônicos ‘piratas’ não passam por testes de qualidade e segurança necessária, portanto não possuem garantia.

Outra dica importante é evitar uma prática bastante comum. A do carregamento de celulares em cima de colchões que podem aquecer e pegar fogo. Caso o usuário sinta o celular esquentar ao ponto de causar incômodo, o aparelho deve ser desligado e a bateria retirada por alguns minutos.

1. Tire o celular da tomada durante chuvas fortes e de longa duração
Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular. Há risco de choque se alguém estiver usando o telefone.

Por isso, evite usar o aparelho conectado na tomada durante chuvas.

2. Use carregador e cabos originais
Os carregadores originais dos smartphones e outros produtos eletrônicos passam pela certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e contam com um selo.
Eles possuem componentes mantém uma tensão muito baixa para dar choque. É a opção mais segura para carregar o aparelho em qualquer circustância.

Carregadores paralelos que não são certificados ou recomendados pelas próprias fabricantes podem não ter alguns itens de segurança, além de possivelmente passarem mais carga do que o recomendado.

Evite ainda o uso de adaptadores e muito cuidado com tomadas com mau contato.

3. Bateria também original

É importante também que a bateria instalada no aparelho seja original. Versões paralelas não passam pelas certificações de segurança.
Fique atento com a expansão da bateria – se reparar que o celular está “inchado” ou que alguma parte da tela levantou, deixe de usar o telefone e o leve até uma assistência técnica. Os componentes químicos da bateria podem vazar e causar até explosões.

Fique de olho também na temperatura: se o aparelho estiver esquentando mais do que o normal, procure um especialista.

4. Não deixe o celular carregando debaixo de um travesseiro
É muito importante nunca abafar o celular enquanto ele estiver carregamento. Por isso, não deixe o aparelho de baixo de um travesseiro, cobertor ou até mesmo do seu corpo enquanto ele estiver na tomada.
Isso porque o aparelho naturalmente esquenta durante a carga e se não tiver ventilação adequada, pode superaquecer e causar problemas na bateria que geram risco à vida, como explosões.

Quando for dormir, deixe o aparelho longe de você e de objetos inflamáveis. É importante que você não seja pego de surpresa ou que corra grandes riscos caso ocorra um incêndio, por exemplo. São casos raros, mas a precaução é chave.

5. Em caso de telefonema, desconecte o celular do carregador

Caso aconteça algum acidente e o aparelho sofra uma descarga elétrica, ele não estará perto do seu rosto. Também é uma boa ideia não usar fones de ouvido com fio durante o carregamento.
6. Não carregue o celular em locais úmidos, como banheiro.

Para evitar choques, não coloque o telefone para carregar em locais úmidos, como próximo a uma pia, banheira ou chuveiro. Também é importante não conectar ou desconectar o carregador com as mãos molhadas.

Foto: Arquivo Pessoal / Fonte: G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem