Ministério Público e Secretaria de Segurança iniciam debates sobre coordenação de ações durante a campanha eleitoral


O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, se reuniu, nessa terça-feira (23), com o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, para tratar da coordenação de ações visando garantir a segurança dos atos de campanha eleitoral e dos dias de votação em todo o Estado do Ceará.

A reunião, que contou com as participações dos coordenadores dos órgãos de investigação e centros de apoio do MPCE, bem como do Comandante da Polícia Militar e do Delegado Geral de Polícia Civil, serviu para alinhar os esforços dos órgãos envolvidos com a prevenção e a representação de crimes comuns que podem acontecer nas próximas semanas no contexto da disputa eleitoral.

O Procurador-Geral informou que o Ministério Público criou um grupo de trabalho dedicado à segurança da campanha e das eleições, que acompanhará o planejamento e a execução das ações das forças de segurança orientadas para prevenir e reprimir episódios de violência com motivação política.

“Há uma preocupação do Ministério Público com relação aos crimes eleitorais e também aos crimes comuns com motivação política. Por isso a intenção é agir na prevenção e aumentar a capacidade de resposta coordenada dos órgãos que compõem o sistema de segurança e justiça. O objetivo é garantir a tranquilidade no processo eleitoral, ampliando a articulação institucional”, pontuou o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.

Segundo o secretário Sandro Caron, a inteligência policial do Ceará já está atuando no sentido de prevenir incidentes. Reforço no efetivo em todos os municípios cearenses, atuação conjunta entre as corporações e comunicação permanente com instituições parceiras também fazem parte do processo. “É muito importante mantermos o diálogo com os promotores eleitorais, porque eles têm a vivência do cenário eleitoral nas cidades. Nossa inteligência já está atuando para que tenhamos eleições seguras”, destacou.

(*) Com informações Ministério Público do Ceará

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem