Vai começar a temporada de teatro de bonecos no Ceará


O Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco – Fibce terá participantes de 6 países, incluindo o Brasil, com convidados de 4 estados.

“Mestre Pedro Boca Rica sob o olhar de Mnemosine, a Deusa da Memória” é o tema desta edição do Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco – Fibce, que de agosto a novembro contará com uma rica programação presencial e online de espetáculos e ações formativas. Artistas, companhias de teatro de bonecos e pesquisadores de seis países integram esta edição: Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Portugal e Uruguai. Do Brasil, o festival terá convidados do Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Fibce é uma mostra não competitiva de espetáculos locais, nacionais e internacionais de teatro de boneco, boi e reisado, online e presencial. As apresentações vão acontecer nos dias 29 e 30 de agosto nas cidades de Barbalha e Crato, de 01 a 03 de setembro em Ocara, cidade de Mestre Pedro Boca Rica, e nos dias 05 e 06 de setembro em Fortaleza.

Ações formativas de 10 de outubro a 19 de novembro também integram a programação, com multirresidências presenciais em Ocara, lançamento de livro e seminário online. O livro é “Mestre Pedro Boca Rica sob o Olhar de Mnemosine, a Deusa da Memória”. É um livro-catálogo sobre Mestre Pedro Boca Rica, espelhando o registro, a memória e o pensamento do Fibce. O lançamento online será em 16 de novembro – dia de nascimento de Pedro Boca Rica, em 1936 – e no dia seguinte começa o seminário online sobre o tema do livro e do Fibce. Serão 3 dias de seminário online (17, 18 e 19 de novembro).

A cada edição o Fibce dedica homenagem a um artista de boneco, boi ou reisado de grande importância para a cultura do Brasil, do Ceará. Nesta edição, as honras vão para Wagner Oliveira, multiartista de Ocara, Ceará. Bonequeiro, sanfoneiro, artesão, escultor, multiinstrumentista, apicultor, ele é também sobrinho do mestre Pedro Boca Rica.

ABERTURA EM BARBALHA E CRATO

A programação começa no dia 29 de agosto no Cariri, na Escola de Saberes de Barbalha, para apresentações online de “Gabinete de Curiosidades”, da Cia Tu Mateixa Marionetes, de São Paulo, e “Périplo Varieté”, da Cia Periplo Marionetas Puppets Makers, da Espanha. No dia 30, estudantes e público em geral conferem na Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, no Crato, de forma online, o espetáculo “Passos Largos”, do grupo Coriolis Teatro de Objetos, do Uruguai. No mesmo horário e local, acontece a apresentação presencial do espetáculo “Pequeno Show de Horrores para Sustos Medonhos”, da Trupe Motim de Teatro, de Quixeré, e a programação termina na Escola de Saberes de Barbalha com apresentações de duas atrações da cidade, o espetáculo “Chavascal”, do grupo Teatro de Bonecos de Barbalha, e o Reisado de Congo São Miguel Arcanjo do Mestre Serginaldo.

APRESENTAÇÕES EM OCARA

Em Ocara o Fibce estará de 01 a 03 de setembro com programação em vários locais: no Auditório da Escola de Ensino Fundamental Luís Cândido de Oliveira, no Teatro Ventos da Alegria da Escola Municipal de Artes Catavento, no Pátio da Escola de Ensino Fundamental José Pereira de Souza, que fica no Distrito de Sereno, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e na Praça de Eventos, onde será a abertura na cidade, no dia 01, com a Cia Os Tecelões Teatro de Bonecos, de Fortaleza, apresentando “As Estripulias de Benedito Contra Cobra Caninana”, como parte do Projeto Escola, e onde será o encerramento, na noite de sábado, 03, com homenagem a Wagner Oliveira, apresentação de “O Auto do Boi Coração”, do Grupo Junina Boca Rica, e do Reisado com Mestre Chico Cabeludo, ambos da cidade.

No dia 02, no Auditório da Escola de Ensino Fundamental Luís Cândido de Oliveira, os estudantes conferem o espetáculo online “Onheama”, de São Paulo. No Teatro Ventos da Alegria da Escola Municipal de Artes Catavento haverá apresentação presencial de “As peripécias de Boca Rica”, direção da Professora Izaurita Souza, de Ocara, e ao Distrito de Sereno o Fibce leva o Mestre Gilberto Calungueiro, de Icapuí, para uma apresentação de “Budiga o Pescador de Sonhos e as Aventuras de Baltazar”, para estudantes do Projeto Escola do Fibce, e público em geral. No último dia, além da programação à noite na Praça Central, o festival apresenta pela manhã, de forma online, o espetáculo “Só Sonho Samba”, da Cia Bonecos Urbanos, de São Paulo, para estudantes no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

ESPETÁCULOS EM FORTALEZA

O Cineteatro São Luiz, a Biblioteca Pública do Estado do Ceará (BECE) e a Praça do Ferreira são os locais dos espetáculos do Fibce em Fortaleza, nos dias 05 e 06 de setembro. No Cineteatro e na BECE o Fibce receberá estudantes da rede pública municipal, além de público em geral, com o espetáculo presencial de “Dadá Memê – A Alegria de Nascer”, da Cia Boca Rica, de Fortaleza, e as apresentações online de “Feios”, da Companhia Teatro e Seu Duplo, do Chile, “Onde está Borondongo?”, da Cia A alma em um fio de marionetas, da Argentina, e “Gabinete de Curiosidades”, da Cia Tu Mateixa Marionetes, de São Paulo. O encerramento será na Praça do Ferreira no dia 06 à tarde com “Casimiro Coco e a peleja da jumenta”, uma apresentação do CircoLar Sr. Juarez / Grupo Brincantes do Eusébio.

AÇÕES FORMATIVAS

Em Ocara o Fibce realiza, de forma presencial, a Multirresidência Criativa Cenário, Escultura, Cenografia, de 10 a 31 de outubro, com Valter Lamas, da Argentina. Será uma atividade de 40h/aula, das 10h às 14h. São 30 vagas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.

Em novembro, de 05 a 15, também em Ocara, o multiartista cearense Wagner Oliveira e Rosana Lopez, da Cia A alma em um fio de marionetas, da Argentina, conduzem a Multirresidência Criativa Intercâmbio Criativo, das 18h às 22h, com a mesma carga horária, número de vagas e inscrições gratuitas pelo Sympla. A multirresidência trabalhará a criação de uma escultura em tamanho real do mestre Pedro Boca Rica, que será exposta na entrada do município de Ocara, constituindo, na cidade, uma das atividades do Memorial Mestre Pedro Boca Rica.

O Fibce encerra as atividades com o lançamento do livro cujo título norteou esta edição, “Mestre Pedro Boca Rica sob o Olhar de Mnemosine, a Deusa da Memória”, no dia 16 de novembro de forma online, e nos três dias seguintes, 17 a 19 de novembro, com o Seminário Internacional Online sobre o mesmo tema. Com moderação de Maria Rejane Reinaldo, diretora do Fibce, o seminário tem como convidados artistas, produtores e pesquisadores do teatro, do teatro de bonecos e das artes em geral do Brasil e Portugal.

 

Apresentado pelo Ministério do Turismo, Farmace e ArcelorMittal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco – Fibce é uma realização do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica. Patrocínio: Indústria Químico Farmacêutica Cearense Ltda – Farmace e ArcelorMittal. Apoio: Prefeitura Municipal de Ocara, Prefeitura Municipal de Barbalha, Instituto Dragão do Mar, Vila da Música, Cineteatro São Luiz, Biblioteca Pública do estado do Ceará BECE, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult). Produção: Instituto Tembetá e Ponto de Cultura Beatos.

SERVIÇO

Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco – Fibce – Espetáculos: 29 e 30 de agosto (Barbalha e Crato), 01 a 03 de setembro (Ocara) e 05 e 06 de setembro (Fortaleza) de 2022. Ações Formativas: 10 de outubro a 19 de novembro de 2022 com multirresidências presenciais em Ocara, lançamento de livro online e seminário online. Informações e contatosfestivaldeteatrodeboneco@gmail.com | 00 55 85 98758.1374. Redes Sociais: https://www.instagram.com/festivaldeteatrodeboneco/ e https://www.facebook.com/Fibce.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem