35% dos pacientes tratados sem cirurgia podem ter novo tumor de pulmão”, explica cirurgião torácico Dr Moisés Tavares


Um dos maiores medos de um ex-paciente de câncer de pulmão é ter que enfrentar um novo tumor. O que não é raro, principalmente, para os casos onde não foi realizado a cirurgia.

“Nos pacientes que são tratados com quimioterapia ou radioterapia definitiva, em casos onde o tumor inicialmente é considerado não cirúrgico, tem um aspecto importante que em 35% dos casos pode ocorrer a recidiva do tumor, ou seja, a volta do câncer. Sendo esta uma das principais causas de mortalidade nesta população”, explica Dr Moisés Tavares, cirurgião torácico.

O câncer de pulmão é o segundo mais comum no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o que mais mata no mundo, segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). O tratamento para este tipo de câncer depende do estágio da doença e da condição do paciente, podendo ser realizada a cirurgia (estágio inicial I e II), quimioterapia ou radioterapia, ou as modalidades combinadas, em estágios mais avançados da doença.

Dr. Moisés aponta que para o paciente que está passando novamente pelo câncer de pulmão, o indicado é a cirurgia de resgate: “o câncer de pulmão vive um momento de quebra de paradigmas, com o surgimento de novas drogas e com a cirurgia de resgate nos paciente com recidiva do tumor, o que aumenta a sobrevida global dos pacientes. Então hoje, para o Câncer de Pulmão, a cirurgia de resgate pode ser realizada após tratamento oncologico prévio, mesmo com doses altas de radioterapia ou quimioterapia, mostrando ser um procedimento factível e seguro com objetivo de aumentar o prognóstico do paciente”.

O médico afirma que a associação de quimioterapia e cirurgia de resgate pode aumentar a chance de cura em aproximadamente 72% dos pacientes. E lembra que é necessário estar atento aos sinais e procurar ajuda médica, para que o tratamento seja feito de forma imediata.

Mais informações,
Assessoria Commonike

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem