A estratégia da campanha de Bolsonaro com as doações de um real via PIX


Os bolsonaristas estão se mobilizando nas redes sociais para arrecadar doações para o candidato à reeleição à Presidência, Jair Bolsonaro, pelo PIX. Após a circulação de mensagens principalmente pelo WhatsApp de eleitores solicitando doações de “só 1 Real, nada mais”, que serviriam segundo eles como contabilização paralela dos votos, políticos que integram a campanha do presidente esclareceram em suas redes sociais o uso esperado desse formato de doação. Ainda assim, a repercussão do assunto sobre a desconfiança das urnas gerou engajamento e abriu uma oportunidade para solicitar doações de valores mais elevados.

Em um vídeo postado no Twitter, a deputada Carla Zambelli afirmou que os pedidos de doação para as eleições não têm o objetivo de verificar o número de votos a Bolsonaro, uma vez que a campanha não chegará em todos os eleitores do país. “Na verdade não é nem por isso que a gente pede a sua doação, é para ajudar mesmo”, disse ela. A parlamentar esclareceu ainda que os pedidos de PIX não impugnarão a campanha, uma vez que “o PL já contratou uma empresa que vai dar um recibo para cada doação que entrar na campanha”.

Já o senador e filho do presidente, Flávio Bolsonaro, postou em seu Twitter que o “doador pessoa física pode doar até 10% de sua renda bruta (ano base 2021)”. Tanto ele quanto Zambelli foram enfáticos ao afirmar que “qualquer valor” é bem-vindo, e não apenas 1 real.

PIX na campanha

O assunto PIX ressurge com força em ambiente eleitoral após o presidente Jair Bolsonaro ter atribuído ao seu governo a autoria da ferramenta criada pelo Banco Central. A atitude criou revolta nos servidores da instituições, que repudiaram o uso eleitoral da ferramenta cujo processo de criação se iniciou em 2018, durante o governo de Michel Temer.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem