Anticoncepcional para homens deve ficar pronta em 2023


Cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia afirmaram que o primeiro contraceptivo masculino ficará pronto em 12 meses

A nova forma de contraceptiva, chamada de Risug, abreviação de Inibição Reversível do Esperma Sob Controle, é aplicada por vacina – que não é baseada em hormônios – e seu efeito pode durar até 10 anos. Porém, o efeito é reversível: basta aplicar uma injeção de bicarbonato de sódio e água.

O instituto ainda relatou que em o teste feito com 300 voluntários na Índia obteve 97% de eficácia e o Risug já estaria em aprovação pelas autoridades sanitárias do país.

Como funciona o anticoncepcional masculino?
O Risug é um anticoncepcional que utilizará de um gel de polímero que irá revistar o ducto espermático. Usualmente, os espermatozoides passam por ductos para se juntar aos líquidos seminais e produzir o sêmem.

O Risug irá atuar impedindo que a viagem pelos ductos aconteça e, desta forma, impede a fertilização do óvulo. Para o funcionamento adequado, o homem terá que tomar duas doses (uma em cada ducto). O lado bom é que o procedimento leva apenas dois minutos e é feito com anestesia local.

O efeito colateral é brando: inchaço do escroto e dor na região da virilha por cerca de um mês.

 

(Com informações de Exame)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem