Príncipes William, Andrew e Edward chegam à Escócia para acompanhar Elizabeth II


Os filhos da rainha Elizabeth II – príncipes Andrew e Edward – além do neto da monarca, príncipe William, pousaram no aeroporto de Aberdeen, de acordo com a BBC. Aberdeen é o aeroporto mais próximo do Castelo de Balmoral, onde a monarca está, e fica a cerca de uma hora de carro.

Membros da família real viajaram depois que médicos disseram que estavam preocupados com a saúde da monarca britânica de 96 anos nesta quinta-feira (8), afirmando que ela deveria permanecer sob supervisão médica. O príncipe Harry, sem a esposa Meghan Markle, também viaja para o castelo, para ficar com a rainha Elizabeth.

Seu filho mais velho e herdeiro, o príncipe Charles, e sua esposa Camilla já chegaram ao Castelo de Balmoral, onde a rainha está hospedada, segundo informações da Clarence House à CNN.

Catherine, a duquesa de Cambridge, permaneceu em Windsor enquanto seus filhos, o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis, estão em seu primeiro dia na nova escola, disse o Palácio de Kensington em comunicado.

Estado de saúde

A rainha, a soberana com o reinado mais longo da Grã-Bretanha e a monarca mais velha do mundo, sofre do que o Palácio de Buckingham chamou de “problemas de mobilidade episódicos” desde o final do ano passado.

“Após uma avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, disse o palácio em comunicado. “A rainha continua confortável e em Balmoral”, completa.

Em outubro passado, Elizabeth passou uma noite no hospital e foi forçada a reduzir seus compromissos públicos desde então. Na quarta-feira, ela cancelou uma reunião virtual com ministros seniores depois de ser aconselhada a descansar por seus médicos.

No dia anterior, ela havia sido fotografada nomeando Liz Truss como a nova primeira-ministra do país em Balmoral, a 15ª premiê de seu reinado recorde. Uma fonte do palácio disse que familiares imediatos foram informados e minimizou as especulações de que a monarca sofreu uma queda.

Nova premiê britânica, Liz Truss não deve ir para Balmoral

Atualmente não existem planos para que a nova premiê do Reino Unido, Liz Truss, viaje para a Escócia nesta quinta (8) ou sexta-feira (9).

A Rainha Elizabeth II está atualmente no Castelo de Balmoral, residência real na Escócia.

A informação foi confirmada pela agência PA Media por um porta-voz de Downing Street.

Autoridades e líderes saúdam a rainha

“Meus pensamentos – e os pensamentos das pessoas em todo o Reino Unido – estão com Sua Majestade a Rainha e sua família”, disse Truss.

A Casa Branca disse que o presidente Joe Biden foi informado sobre a situação da rainha Elizabeth e que seus pensamentos estão com ela e sua família. “Os pensamentos dele e da primeira-dama estão solidamente e diretamente com a rainha hoje e sua família”, disse o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, à imprensa.

A embaixadora dos Estados Unidos no Reino Unido, Jane Hartley, disse: “Eu me junto ao povo do Reino Unido, dos Estados Unidos e de todo o mundo enviando nossos pensamentos e orações à Sua Majestade a Rainha e sua família”.

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau disse no Twitter: “Meus pensamentos e os pensamentos dos canadenses em todo o país estão com Sua Majestade a Rainha Elizabeth II neste momento”.

Lindsay Hoyle, presidente da Câmara dos Comuns, interrompeu um debate sobre energia no parlamento quando a notícia foi divulgada.

“Juntamente com o resto do país, estou profundamente preocupada com as notícias do Palácio de Buckingham esta tarde”, disse o líder trabalhista da oposição Keir Starmer.

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, disse no Twitter: “Todos nós estamos profundamente preocupados com os relatos sobre a saúde de Sua Majestade”.

Simpatizantes se reuniram do lado de fora do Palácio de Buckingham, em Londres. Alexander Caplan, 40, empresário de tecnologia, disse: “Eu trabalho por perto e ouvi nas notícias sobre a saúde debilitada de Sua Majestade, então fiquei preocupado e isso me levou a vir ao Palácio de Buckingham, para estar no coração da monarquia”.

Ele acrescentou: “Acho que Charles se tornará um rei muito bom um dia”.

Chove na região do Castelo de Balmoral

Chove na região do Castelo de Balmoral, onde a Rainha Elizabeth II segue sob supervisão de médicos.

Membros da família real viajaram às pressas para o local após comunicado do Palácio de Buckingham que expressou “preocupação” com o estado de saúde da monarca.

Equipes de televisão e outros veículos da mídia internacional se aglomeram na entrada de Balmoral, assim como um pequeno número de espectadores.

Problemas de saúde anteriores

A rainha Elizabeth foi forçada a reduzir significativamente sua agenda este ano, enquanto sofre de problemas de mobilidade. Nos últimos anos, a monarca sofreu alguns episódios relacionados à sua saúde.

Dezembro de 2003: A rainha foi operada para remover uma cartilagem rompida no joelho esquerdo. Seguiu-se uma cirurgia semelhante em seu joelho direito, no início do mesmo ano.

Março de 2013: A monarca foi hospitalizada para ser tratada de gastroenterite, um problema estomacal comum.

Maio de 2021: Ela perdeu o culto do Remembrance Sunday no centro de Londres depois de um problema nas costas.

Outubro de 2021: A rainha passou uma noite em um hospital enquanto foi submetida a “investigações preliminares”, disse o palácio na época.

Fevereiro de 2022: A rainha contraiu Covid-19 e sofreu sintomas leves de resfriado, mas continuou com deveres leves.

Desde o diagnóstico de Covid-19, a rainha foi forçada a cancelar ou reduzir com mais regularidade alguns eventos.

Ela não compareceu a todas as celebrações do Jubileu de Platina de junho – marcando seus 70 anos no trono – e perdeu a abertura estadual do Parlamento no mês anterior devido a problemas de mobilidade.

Reinado recorde

Elizabeth II é rainha do Reino Unido e de mais de uma dúzia de outros países desde 1952, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e no início deste ano marcou seu 70º ano no trono com quatro dias de celebrações nacionais em junho.

“Fui inspirada pela gentileza, alegria e parentesco que ficaram tão evidentes nos últimos dias, e espero que esse sentimento renovado de união seja sentido por muitos anos”, disse ela na época.

Elizabeth ascendeu ao trono após a morte de seu pai, o rei George VI, em 6 de fevereiro de 1952, quando ela tinha apenas 25 anos.

Ela foi coroada em junho do ano seguinte. A primeira coroação televisionada foi um prenúncio de um novo mundo em que a vida da realeza se tornaria cada vez mais escrutinada pela mídia.

Ela se tornou monarca em uma época em que a Grã-Bretanha mantinha grande parte de seu império. Estava emergindo dos estragos da Segunda Guerra Mundial, com o racionamento de alimentos ainda em vigor e classe e privilégio ainda dominantes na sociedade.

Winston Churchill foi o primeiro premiê que serviu durante seu reinado, Joseph Stalin foi líder da União Soviética, a Guerra da Coreia estava em fúria.

Foto: Jane Barlow/Pool via Reuters / Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem