Bolsonaro pede cassação de Lula e Alckmin e suspensão das redes de Janones


O presidente Jair Bolsonaro entrou com uma ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo a cassação dos registros de candidatura da chapa formada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB). A diplomação do deputado federal reeleito André Janones (Avante), que passou a ser uma das principais referências da campanha digital do petista, também virou alvo do mesmo pedido.

Segundo os advogados de Bolsonaro, Janones utiliza “verdadeira fábrica de fake news”, o que, na avaliação da defesa do candidato à reeleição, tem o objetivo de “divulgar e incentivar o compartilhamento em massa de publicações de conteúdo sabidamente falso”.

Na peça protocolada junto a Justiça Eleitoral, os advogados listam uma série de publicações do parlamentar e afirmam ainda que Janones comete “verdadeiro e reconhecido atentado à democracia”, além de publicar conteúdos “ofensivos à honra” e “voltados à redução da eficácia de decisões judiciais”.

“O investigado se aproveita do período de tempo em que as notícias falsas ainda não foram desmentidas para, ardilosa e deliberadamente, dar a elas visibilidade em suas redes sociais”, argumenta a defesa de Bolsonaro.

Por meio de intolerável estratégia de desinformação intencional e deliberada do eleitorado, denominada pela mídia de ‘janonismo cultural’, que se vale, inclusive, da repercussão gerada pela proposição de ações judiciais voltadas ao combate de informações falsas, o Deputado André Janones tem gerado benefícios não só à campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, da qual faz parte, como também auferiu dividendos à sua própria candidatura.

Bolsonaro também pede suspensão das redes sociais de Janones. Em caráter liminar imediato, os advogados do chefe do Executivo solicitam que o TSE suspenda todos os perfis de Janones nas redes sociais e, ao fim do processo, declare a inelegibilidade do parlamentar, de Lula e de Alckmin pelo período de oito anos.

Apoiador de Lula, Janones acentuou nos últimos dias uma estratégia típica de aliados e apoiadores de Bolsonaro: a disseminação de notícias falsas. Com a aproximação do segundo turno das eleições, o congressista tem espalhado uma série de mentiras e exageros contra o atual chefe do Executivo e seu governo.

Em publicações no Twitter e no Facebook desde 2 de outubro, por exemplo, ele afirmou que Bolsonaro pode transformar o senador Fernando Collor (PTB) em ministro para confiscar aposentadorias e extinguir o Auxílio Brasil. Além disso, escreveu que o presidente “fez um pacto com seita maçônica” para vencer a eleição e tem um acordo para não extraditar o ex-jogador Robinho em troca de apoio.

Notícias Uol

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem