PL, de Jair Bolsonaro, pede cassação de mandato de André Janones


O Partido Liberal (PL), do presidente Jair Bolsonaro, protocolou, nessa quarta-feira (19/10), uma ação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposta quebra de decoro parlamentar. A informação foi confirmada pela bancada da legenda na Câmara e pelo alvo da petição nas redes sociais.

A representação acusa Janones de “prática incompatível com o exercício do mandato parlamentar”. Segundo o partido, o deputado, que está atuando na campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, tem utilizado das redes sociais para “disseminar fake news” contra a campanha de Bolsonaro.

Nas redes sociais, Janones disse ser vítima de tentativa de “censura”. “O PL de Jair Bolsonaro acaba de entrar com um ação pedindo minha cassação pelas opiniões que tenho manifestado pelas minhas redes sociais. A censura já se instalou oficialmente por aqui e a ditadura já é uma realidade”, publicou.

Janones, que desistiu da própria candidatura à Presidência da República em agosto e entrou na campanha de Lula, tem enfrentado bolsonaristas na web. O deputado é considerado um “fenômeno das redes sociais” e tem ajudado a alavancar a campanha de Lula, turbinando o engajamento do ex-presidente. Foi dele a ideia de escrever todas as publicações do petista em primeira pessoa.

Só no Facebook, por exemplo, o deputado conta com 8 milhões de seguidores. Ele também tem colhido frutos dessa parceria. No Twitter, as menções ao seu nome e as interações relacionadas a ele explodiram. De 1º de janeiro a 3 de agosto (véspera do anúncio do seu apoio oficial ao líder petista), Janones somou aproximadamente 1,2 milhão de interações no Twitter. A partir do dia 4 daquele mês até 9 de setembro, já como aliado do ex-presidente, são 4,6 milhões de interações em um tempo muito mais curto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem