8ª edição do “Canto de Reis” tem foco na educação patrimonial e celebra as tradições e a cultura popular por meio dos grupos de reisado do Cariri


Em 2022 o “Canto de Reis” assume o compromisso com a educação patrimonial, a partir de apresentações e ações formativas em escolas públicas. Realizado desde 2014, o projeto atua para o fortalecimento, ampliação, difusão e incentivo às manifestações das culturas populares.

A educação patrimonial é o novo compromisso do projeto “Canto de Reis”, que chega à 8ª edição com um histórico de contribuir para o fortalecimento da relação popular do homem com o sagrado, tradicionalmente presente na cultura popular do Cariri. O projeto traz a comunhão de iniciativas de ampliação, difusão e incentivo ao folguedo mais expressivo do Cariri: o reisado. Desde 2014 “Canto de Reis” vem realizando vivências educativas e artísticas, visando o fortalecimento das tradições e a preservação do patrimônio imaterial da região. Participam da 8ª edição 13 grupos de reisado, dos quais, 10 de Juazeiro do Norte, 02 do Crato e 01 de Barbalha. Um desses grupos – de Juazeiro do Norte – vai receber novos trajes e adereços, como figurinos, calçados, coroas e espadas.

De 05 a 12 de dezembro, 9 desses grupos vão realizar apresentações em 8 escolas públicas de Juazeiro do Norte e do Crato. São eles: Reisado Manoel Messias (Mestre Cicinho), Reisado São Luiz (Mestre Luiz), Reisado Dedé de Luna (Mestra Mazé), Reisado Mestre Aldenir (Mestre Aldenir), Reisado São Francisco (Mestre Tico Barbosa), Reisado Estrela Guia (Mestra Lúcia), Reisado Arcanjo Gabriel (Mestre Valdir), Reisado Discípulos do Mestre Pedro (Mestre Antônio e Mestre Raimundo), Reisado São Miguel (Mestre Tarcísio). As escolas são localizadas nos bairros em que os grupos são sediados. No dia 19 de novembro foi realizado o Pré-Lançamento do 8º Canto de Reis no Polo de Convivência Juazeiro do Norte, com apresentação do Reisado Nossa Senhora das Dores, de Mestre Mosquito.

O trabalho de educação patrimonial desta edição teve início com o Seminário Educação Patrimonial: Cultura Popular, sentidos e trajetórias na dimensão pedagógica, realizado no dia 24 de novembro, com a participação de mestres e de professores e coordenadores das escolas contempladas, seguindo com a educação patrimonial nas escolas, na semana de 28 de novembro a 02 de dezembro. Será uma imersão com os alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em cada instituição de ensino.

Em cada escola, entre 05 e 12 de dezembro, além de assistir ao espetáculo do grupo de reisado, que terá cerca de 1h de duração, os estudantes vão apresentar aos mestres e brincantes o trabalho que produziram durante a imersão sobre a tradição. “Dessa forma, cada comunidade passa a ter uma relação mais próxima com os reisados, uma vez que todos, mestres, brincantes, alunos e professores, vivem e convivem no mesmo bairro”, destaca Beth Fernandes, idealizadora e coordenadora do “Canto de Reis”.

TRADIÇÃO E MEMÓRIA EM LIVRO E PÁGINA NA WEB

Como parte do projeto, o “Canto de Reis” vai lançar o livro “Relicário de Memórias – Opereta Popular Canto de Reis”, com partituras, depoimentos e imagens que contam a história, a trajetória e o legado de mestres e brincantes. A publicação será distribuída para mestres e professores das escolas contempladas.

Nesta edição do projeto será também lançada a página Canto de Reis, dentro do site da Associação Movimentos, realizadora do projeto (https://ift.tt/oAnKsHT). Idealizada e produzida em 2021, a página, que agora é lançada, apresenta um mapeamento virtual com informações culturais e territoriais dos 11 grupos de reisado que participaram do Canto de Reis nas sete edições já realizadas.

Para Beth Fernandes, a proposta de lançar o livro e da página na web é o de potencializar os saberes e os fazeres dos mestres e de todos os envolvidos nos grupos de reisados. Também é uma forma de aproximar a cultura popular dos mais jovens, que terão a chance de saber mais sobre o tema e, principalmente, poderão compartilhar essa tradição para mais pessoas.

“É fundamental estabelecer conexão com as novas gerações. Por isso, nesta edição, vamos trabalhar na perspectiva de ampliar conhecimentos sobre a diversidade das matrizes culturais, entendendo nossas raízes ancestrais e estabelecendo o sentimento de pertencimento e, sobretudo, apontando caminhos para nosso futuro. Dessa forma, é urgente trilhar pelo ensino da tradição popular, nos conectando em crenças, costumes, convívio social e comportamento”, explica.

SOBRE O PROJETO

O “Canto de Reis” teve início em 2014, a partir de uma pesquisa acadêmica de Beth Fernandes na Universidade Federal Fluminense (UFF). Para se ter uma ideia da grande relevância do tema, somente em Juazeiro do Norte existem mais de 30 grupos de reisado. O objetivo do projeto foi o de contribuir para que esses grupos se mantenham vivos. Em sete edições realizadas o “Canto de Reis” trabalhou diretamente com 12 grupos de reisado de 10 bairros de Juazeiro do Norte e 2 do Crato, fortalecendo os saberes e fazeres de cada local, além de contribuir com a economia nos bairros beneficiando mais de 600 profissionais da cultura. Todos eles receberam novos trajes e adereços.

Desde a sua primeira edição o “Canto de Reis” vem construindo formas e meios de sustentabilidade e de desdobramento dentro de suas práticas e hábitos permanentes. Nesse sentido, ao longo das sete edições a iniciativa auxiliou na formação e constituição jurídica, no auxílio de chamadas públicas para editais, no fortalecimento da manifestação por meio de oficinas, seminários laboratórios, além de lançamento de livros, CDs, exposições, dentre outras ações. No campo da fruição, foram mais de 30 mil pessoas que prestigiaram as atividades promovidas nas edições. Nas ações da 8ª edição o “Canto de Reis” deverá atingir um público de 3 mil pessoas. Para além de uma “celebração” ao reisado, o projeto propõe uma reflexão sobre a importância de trazer condições para que os grupos sigam produzindo, atuando e difundindo suas tradições.

A 8ª edição do projeto Canto de Reis é uma realização da Associação Movimentos, com a produção da Betha Produções e coprodução da Cume Produções. Parceria: Estúdio Caravelas e Beatos. Tem o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, via Secretaria Municipal de Educação, e o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel.

ACESSIBILIDADE, SUSTENTABILIDADE E BIOSSEGURANÇA

O projeto terá acessibilidade por meio de intérpretes de libras nas ações de formação e nas apresentações. Os espaços que recebem as atividades são equipados com rampas e equipe preparada para o atendimento às pessoas com mobilidade reduzida. Todo o conteúdo digital e online será legendado. Como ação de sustentabilidade, o projeto fará descarte em coletores adequados. A biossegurança se dará com a distribuição de máscaras para prevenir a contaminação de Covid-19. Haverá também pontos com álcool em gel nos espaços de realização.

OS 13 GRUPOS DE REISADO CONTEMPLADOS NESTA EDIÇÃO E SEUS BAIRROS

COM APRESENTAÇÕES NAS ESCOLAS:
Reisado Manoel Messias – Mestre Cicinho (Pio XII, Juazeiro do Norte) – Dia 5 (manhã) na EEF José Marrocos
Reisado Dedé de Luna – Mestra Mazé (Muriti, Crato) – Dia 6 (manhã) na EEIEF Melvin Jones
Reisado Mestre Aldenir – Mestre Aldenir (Bela Vista, Crato) – Dia 7 (manhã) na EEIEF Maria Sonia Callou de Sá
Reisado São Luiz – Mestre Luiz (Pedrinha/Aeroporto, Juazeiro do Norte) – Dia 7 (tarde) na EFF Cícera Germano Correia
Reisado Estrela Guia – Mestra Lúcia (João Cabral, Juazeiro do Norte) – Dia 8 (manhã) na EEF João Alencar de Figueiredo
Reisado Arcanjo Gabriel – Mestre Valdir (Frei Damião, Juazeiro do Norte) – Dia 8 (manhã) na EMEF Mário da Silva Bem
Reisado Discípulos do Mestre Pedro – Mestre Antônio e Mestre Raimundo (João Cabral, Juazeiro do Norte) – Dia 9 (manhã) na EEF Jerônimo Freire dos Santos
Reisado São Miguel – Mestre Tarcísio (João Cabral, Juazeiro do Norte) – Dia 9 (tarde) na EEF Jerônimo Freire dos Santos
Reisado São Francisco – Mestre Tico Barbosa (Sítio Leite, Juazeiro do Norte) – Dia 12 (manhã) na EEF Laurentino Alves Macena

COM APRESENTAÇÃO NO PRÉ-LANÇAMENTO NO DIA 19/11:
Reisado Nossa Senhora das Dores – Mestre Mosquito (Juazeiro do Norte)

VAI RECEBER NOVOS TRAJES E ADEREÇOS:
Reisado Cosme e Damião – Mestra Vicença (Triângulo, Juazeiro do Norte)

COM APRESENTAÇÃO NO LANÇAMENTO DO LIVRO (DATA A CONFIRMAR):
Reisado São Francisco – Mestre Dodô (Franciscanos, Juazeiro do Norte)

COM APRESENTAÇÃO NA TERREIRADA DO DIA 03/12, NO SÍTIO LAGOA:
Guerreiros Santa Luzia – Mestra Miriam Sofia (Sítio Lagoa, Barbalha)

CRONOGRAMA

Pré-Lançamento do 8º Canto de Reis – Dia 19 de novembro, no Polo de Convivência Juazeiro do Norte, com o Reisado de Nossa das Dores, do Mestre Mosquito.

Seminário Educação Patrimonial: Cultura Popular, sentidos e trajetórias na dimensão pedagógica – Dia 24 de novembro na Escola de Saberes Daniel Walker Almeida Marques. Atividade fechada para professores.

Terreirada no Sítio Lagoa – Dia 3 de dezembro no Sítio Lagoa, em Barbalha, com apresentação do reisado Guerreiros Santa Luzia, da Mestra Miriam Sofia.

Apresentações dos grupos de reisado – De 5 a 12 de dezembro em escolas de Juazeiro do Norte e do Crato. Atividades exclusivas para alunos e professores das respectivas escolas.

Lançamento do livro “Relicário de Memórias – Opereta Popular Canto de Reis” – Data a confirmar. Local: Escola de Saberes Daniel Walker Almeida Marques (R. Padre Cícero, 376 – Centro, Juazeiro do Norte – CE). Aberto ao público.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem