Líder do Estado Islâmico morre em confronto; sucessor é nomeado


O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) anunciou, nesta quarta-feira (30/11), a morte do líder Abu al-Hassan al-Hashemi al-Quraishi, enquanto “lutava contra os inimigos de Deus”. A informação foi divulgada por um porta-voz da organização jihadista no Telegram.

A mensagem não especifica a causa da morte ou se ela ocorreu durante algum tipo de ataque. O representante do grupo também informou que um novo “califa dos muçulmanos” foi nomeado, e que Abu al-Husayn al-Husayni al-Quraishi já assumiu a função.

Apesar de não divulgar detalhes sobre o novo número 1 da organização, o comunicado informa que ele é um jihadista “veterano”, e pede que todos os grupos ligados ao EI jurem lealdade.

O nome al-Quraishi representa a tribo do profeta Maomé, de quem, segundo a determinação xiita, o autoproclamado “califa” deve ser descendente.

Esta é a terceira morte de lideranças do grupo somente neste ano. Em fevereiro, o então chefe do grupo jihadista, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, foi morto durante um ataque dos Estados Unidos na Síria.

Em julho, outro nome importante do grupo na Síria, Maher al-Agal, foi abatido em um ataque aéreo também dos EUA.

Metrópoles

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem