Médico da Hapvida NotreDame intermédica fala sobre diabetes e os cuidados da rede com os seus usuários.


Ricardo Bezerra, médico especialista em saúde da família do Hapvida NotreDame Intermédica, fala sobre as causas, diagnóstico, cuidados e tratamento da diabetes.

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica que está em crescimento em todo o mundo, uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente suas funções. A falta da substância provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, gera a doença.

De acordo com o médico Ricardo Bezerra, coordenador de inteligência e saúde do hapvida, setor responsável por desenvolver programas de medicina preventiva de atenção aos pacientes que têm doenças crônicas, as causas do diabetes são diversas, podendo variar, desde uma questão genética, como também maus hábitos, alimentação desregrada e nenhuma prática de exercício físico, sendo eles, os maiores causadores da doença.

Os sintomas se dividem entre sede excessiva, emagrecimento e até mesmo urinar em grande quantidade, por isso a importância de ficar atento e procurar um médico para que o diagnóstico seja feito de forma correta. Para Ricardo, mesmo com o diagnosticado da doença, não precisa entrar em pânico, pois há tratamento muito bem estabelecido, seguro, com vários fármacos que podem ser utilizados quando necessário, afirma.

É importante lembrar que, embora seja uma doença com um tratamento eficaz, uma vez não realizado os cuidados conforme orientado, pode trazer complicações como retinopatia diabética, neuropatia periférica, doença renal crônica, aumento do risco de infarto e AVC, que podem deixar sequelas graves ou até levar o óbito.

A rede Hapvida NotreDame Intermédica pensando nos pacientes que possuem diabetes, possui o programa Viver Bem, instalado, hoje, em Fortaleza, Salvador, Recife, Goiânia e Manaus – em breve em todo o Brasil. O programa é composto por especialistas e tem como objetivo de identificar precocemente os pacientes que têm diabetes, principalmente diabetes descompensadas, a fim de oferecer um tratamento que vai além dos exercícios físicos e prescrição de medicação.

De acordo com Ricardo, o programa já alcançou resultados, como, 40% da redução de amputações por conta do diabetes, 50% da redução de infartos, 53% da população controlada com níveis de hemoglobina glicada controlados, com uso de medicações e insulinas e até mesmo sem nenhuma medida farmacológica, somente com orientações e alertas. Para os usuários do Hapvida NotreDame Intermédica que possuem diabetes, a orientação é que procurem pelo serviço, através do número de call center 4020-2785, exclusivo do programa, em busca de uma melhor atenção e cuidado.

Mais informações,
Assessoria Commonike

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem