Governadora Izolda Cela assina decreto para criação de parque estadual do Caldeirão da Santa Cruz, no Crato


A governadora Izolda Cela assinou, na tarde desta terça-feira (13), dois decretos que instituem a criação do Parque Estadual do Pico Alto, em Guaramiranga, e do Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizado no Crato. O secretário do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, esteve junto à governadora durante a assinatura.

Nas redes sociais, a Chefe do Executivo Estadual, falou sobre a ação. “Assinei, nesta terça-feira, os decretos que criam o Parque Estadual do Pico Alto, em Guaramiranga, e o Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, no Crato. Com o objetivo de resguardar espécies nativas, incrementar o turismo ecológico na região, recuperar áreas degradadas e proteger o patrimônio histórico do nosso estado, continuamos a desenvolver ações para a proteção da biodiversidade local e estímulo a uma convivência mais harmoniosa com o meio ambiente”, pontuou a governadora.

O Parque Estadual do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto ou PARES do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, com perímetro de 7.299,23 metros, localizado localizada nas encostas da Chapada do Araripe, no Distrito de Santa Fé, a cerca de 20 km da sede do município do Crato, estado do Ceará, e irá possibilitar condições para a implementação de programas e projetos com ações planejadas e contínuas de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas e, de instrumentos de gestão para a adequação das romarias anuais e as visitações, aos objetivos de proteção da biodiversidade, proporcionando a salvaguarda e promoção da história do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto. município do Crato, estado do Ceará.

O Sítio Caldeirão também representa uma das áreas de maior interesse patrimonial no contexto histórico-cultural cearense. Entre os anos de 1928 e 1937, a região foi cenário de uma experiência comunitária fundamentada na autogestão e na religiosidade popular com um ciclo produtivo baseado na agricultura e na pecuária, voltado para subsistência, liderado por José Lourenço Gomes da Silva, o Beato José Lourenço.

Por Flávio Pinto News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem