Margareth Menezes diz que aceitou convite de Lula para assumir Ministério da Cultura


A cantora Margareth Menezes informou nesta terça-feira (13) que aceitou o convite do presidente eleito, Lula (PT), para assumir o Ministério da Cultura a partir de 2023.

Margareth Menezes deu a declaração ao conceder entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo.

Mais cedo, nesta terça, a cantora se encontrou com Lula no hotel onde o presidente eleito está hospedado, na capital federal.

“Foi uma conversa [com Lula] muito animadora para a gente que é da área da cultura. Nós conversamos, e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão mesmo. Foi uma surpresa para mim também”, declarou a artista.

Em seguida, ela acrescentou que existe a “necessidade de a gente fazer uma força-tarefa para a gente levantar o Ministério da Cultura”.

“Agora é isso: a gente juntar todo mundo, a gente ouvir todo mundo, a gente levantar primeiro o ministério e fazer a cultura do Brasil no lugar que ela sempre merece de reconhecimento, que sempre foi reconhecida no mundo inteiro todas as áreas da cultura. As culturas populares, a gente reascender o caminho que foi criado.”

Na semana passada, Lula anunciou cinco ministros do futuro governo:

Fernando Haddad (Fazenda);

José Múcio Monteiro (Defesa);

Flávio Dino (Justiça);

Rui Costa (Casa Civil);

Mauro Vieira (Relações Exteriores).

A expectativa é que Lula anuncie mais ministros nesta semana.

Encontro no hotel de Lula

A informação de que Margareth Menezes estava cotada para assumir o ministério foi publicada pela colunista do g1 Andréia Sadi na semana passada.
Ao chegar ao hotel de Lula nesta terça, ela foi questionada se já havia recebido o convite do presidente eleito para assumir a pasta.
A cantora, então, respondeu que conversaria com o presidente eleito. Indagada, em seguida, sobre o tema da reunião, informou que o encontro seria “sobre o ministério”.
O Ministério da Cultura foi extinto pelo governo Jair Bolsonaro e transformado em uma secretaria vinculada ao Ministério do Turismo. Durante a campanha, Lula disse que, se eleito, iria recriar o Ministério da Cultura.

Margareth Menezes

Margareth Menezes tem mais de 10 álbuns lançados, várias indicações ao Grammy e fez mais de 20 turnês internacionais.

A cantora também fundou a Associação Fábrica Cultural, de combate ao trabalho infantil, exploração sexual e outras violações de direitos.

A cantora deve participar do show da posse de Lula, ao lado de outros artistas, como Paulinho da Viola, pastor Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves.
A opção por um artista para comandar a Cultura se assemelha à fórmula usada por Lula no primeiro mandato, quando o presidente optou por Gilberto Gil.

Foto: Ricardo Stuckert / Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários