Operação Cata Treco lançada em Crato, nesta sexta-feira, 9


O Cata Treco já está nas ruas do Crato, coletando objetos de médio e grande porte que estão em desuso. A ação, inédita no município, foi lançada nesta sexta-feira, 09, na sede do Instituto Arte Vida, no Muriti (de baixo), com a presença do prefeito Zé Ailton Brasil.

No bairro, foram coletados colchões, geladeiras, fogões e outros materiais. Eles vão ter a destinação correta. Parte do material, por exemplo, vai para a Associação de Recicladores do Crato, o que tende a aumentar a renda das famílias.

“Em 2023, nós vamos trabalhar muito a questão da coleta seletiva e o Cata Treco já nasce como um braço forte da reciclagem”, afirmou o prefeito.

Zé Ailton ainda destacou que a iniciativa foi proposta por Isabelle Dias, moradora do Conjunto Vitória Nossa, no bairro Seminário. “Esperamos que mais pessoas também tenham outras boas ideias e que elas cheguem até nós para colocarmos em prática em prol da nossa cidade e do nosso povo”, ressaltou.

Isabelle participou do lançamento do Cata Treco. Disse que viu o projeto dar certo em São Paulo e acredita que o resultado se repetirá no Crato. “Para isso, é preciso que as comunidades se conscientizem, respeitando o dia da coleta e não descartando objetos em terrenos baldios nem em vias públicas”, alertou.

A moradora Rita de Cássia mostrou ter essa consciência. Ela se livrou de velhos fogão, pia e porta. Os trecos ocupavam o fundo do quintal da casa dela há quase três anos.

“Eu não queria jogar em frente à minha casa ou do vizinho. Hoje, joguei no caminhão, e fico feliz por saber que serão devidamente destinados, sem prejudicar o meio ambiente”, falou.

Como funciona

O Cata Treco vai funcionar semanalmente, seguindo um cronograma. Na próxima semana, percorrerá as ruas dos bairros Muriti (de cima) e São José. Também atenderá a população através do telefone 3523 – 1692.

Operação

O Cata Treco é executado pela Secretaria de Serviços Públicos em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação. Além da coleta, são realizadas outras ações nas localidades, como a limpeza e pulverização de áreas e palestras nas escolas.

“É uma verdadeira operação, que fortalece o combate aos focos do mosquito da dengue e chikungunya, ajuda na preservação ambiental e mantém a cidade mais limpa e organizada”, pontuou o secretário de Serviços Públicos do Crato, Tota Lobo.

Postar um comentário

0 Comentários