Saúde bucal e doenças do coração: especialistas do grupo Hapvida NotreDame explicam relação, complicações e quais os principais cuidados


Embora não tão comum, mas, se tratando do coração, além de exames e consultas de rotina, a saúde bucal também precisa ser cuidada, pois fornece sinais de advertência aos médicos para uma gama de problemas e doenças, incluindo doenças cardíacas.

Para Mirela Nobre, dentista do Hapvida Interodonto, a boca é um dos locais do corpo humano com maior concentração de bactérias, que aderem à superfície dos dentes, em próteses e na mucosa, sendo problema quando essas bactérias chegam na corrente sanguínea. “Se isso ocorrer, as bactérias da boca podem rapidamente chegar ao coração, se instalarem em uma válvula e gerarem problemas como uma endocardite infecciosa”, afirma.

A endocardite infecciosa é uma doença grave, que resulta usualmente da invasão de microorganismos em tecido endocárdico ou material protético do coração.

Dr. Josely Figueiredo, Cardiologista do Hapvida Notredame Intermédica explica que uma vez confirmado o diagnóstico de endocardite infecciosa, para o tratamento adequado é necessário manter o paciente internado por um longo período, em uso de antibióticos endovenoso em altas doses e uma série de bateria de exames no decorrer da internação, ficando atentos às complicações clínicas possíveis, por isso a prevenção da doença é de grande importância, principalmente em indivíduos de alto risco.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de óbitos no Brasil atualmente, por isso, é essencial que as pessoas mantenham uma rotina de consultas e exames, sem deixarem de incluir cuidados com a higiene bucal no geral nessa rotina, fazendo manutenções, retornos ao dentista periódicos de seis em seis meses, mantendo também essa rotina de controle da saúde bucal em casa.

Ao ter uma postura proativa em relação a sua saúde bucal, você pode se proteger da doença cardíaca, importante manter-se atento, principalmente, pacientes que possuem algum problema como hipertensão mal controlada, doenças nas válvulas, insuficiências cardíacas e outros. O Hapvida NotreDame Intermédica, está à disposição para cuidar de sua saúde e seu bem estar.

Assessoria ComMonike

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem