Cursinho comunitário da UFCA abre inscrições para novos alunos em Barbalha


Voltado para estudantes da região do Cariri que concluíram o ensino médio ou que cursam o 3º ano em escolas públicas, o Logus Pré-Vestibular está com inscrições abertas até o dia 5 de março de 2023 para novos/as alunos/as. Quem pretende concorrer a uma vaga no cursinho preparatório pode se inscrever por meio de formulário on-line.

O processo seletivo é feito em duas fases. Na primeira, o/a candidato/a se inscreve no formulário eletrônico, etapa em que anexa documentos e responde a um questionário socioeconômico.

Já a segunda fase consiste em uma entrevista com a coordenação discente do projeto, composta por voluntários que cursam Medicina na UFCA. Essa etapa avalia critérios mais subjetivos, como motivação, objetivos de vida, disponibilidade e senso crítico.

Após essas etapas, o cursinho convoca 45 alunos para matrícula. É feita também uma lista de espera com chamada para, no máximo, três meses do início das aulas.

Confira o edital completo com todas as informações sobre o processo seletivo.

Logus
O Logus é um programa de extensão da UFCA, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA), e tem como coordenadora docente a professora Liana Esmeraldo.

Ao todo, 71 estudantes (70 de Medicina e um de Engenharia Civil) atuam como voluntários nas atividades do cursinho. Apenas um deles recebe bolsa remunerada que é revertida para manutenção do próprio Logus.

O cursinho comunitário prepara estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também para a Universidade Regional do Cariri (Urca).

Este ano, conforme a professora Liana Esmeraldo, além dos conteúdos básicos pedagógicos e da preocupação com o ensino-aprendizagem dos/as alunos/as, serão desenvolvidas as habilidades socioemocionais.

“O Logus é um trabalho social, de muito engajamento dos estudantes, que tem trazido resultados para quem participa”, ressaltou a professora Liana.

Aprovações
Estudante de Administração da UFCA, Jairo Gonçalves da Silva, de 22 anos, foi um dos beneficiados pelo cursinho comunitário. Ele entrou na UFCA em 2021 e explicou que o processo de preparação para ingressar na Universidade só foi possível graças ao Logus.

“Me ajudou tanto na explicação de como funcionava a UFCA, como na parte de estudos específicos da área que eu desejava”, destacou o estudante.

Depois da experiência de dois anos no Logus, Jairo sempre recomenda o cursinho para outras pessoas.

“O Logus acompanha de perto o desenvolvimento de cada aluno, disponibiliza diversos materiais de apoio, cria cronogramas para que o aluno possa adaptar seu tempo aos estudos. É uma excelente forma de estudar com bons professores. Além de ser gratuito, nos dá infinitas possibilidades de crescer e de conseguir entrar no curso desejado”, disse.

Quem também conseguiu aprovação, após o tempo de estudos no Logus, foi Werques Silva Santos, atualmente estudante de Medicina na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

“Fiz o Logus em 2021, período que estávamos em casa por conta da pandemia. O Logus foi bem importante em minha vida. Com eles, aprendi a organizar melhor meu tempo e melhorei bem na redação. Também fiz diversas amizades e sempre tive ótima assistência dos professores”, explicou.

Werques contou que passou em Medicina em 2022 com bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). E em 2023 conseguiu aprovação na Uece. “Recomendo muito o Logus”, ressaltou.

Serviço
Logus Pré-Vestibular
Instagram
logusprevest@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem