Cirurgião Oncológico do Cariri alerta para sintomas do câncer de colo uterino


O câncer de colo uterino é uma das principais causas da morte por câncer em mulheres, cerca de 6500 mulheres são mortas por ano, devido à doença.

A detecção precoce da doença pode salvar vidas. Pensando nisso, o Cirurgião Oncológico, Dr. Diego Santos, explica alguns sinais e sintomas da doença:

– Sangramento vaginal anormal: aquele que aparece fora do período menstrual e aquele que aparece em qualquer momento nas mulheres que não menstruam mais;
– Dor durante o sexo;
– Sangramento durante ou após a relação sexual, fora os períodos da menstruação;
– Dor pélvica persistente: dor abaixo do umbigo que pode ser em cólica, aperto ou em pontadas;
– Corrimento vaginal com odor fétido (mau cheiro).

“Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com outras condições, mas se você está apresentando alguns deles, não hesite em procurar um médico(a) especialista, pois o diagnóstico precoce pode fazer diferença no tratamento e pode melhorar as chances de cura”, explica Dr. Diego.

O exame preventivo é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas.

O Cirurgião Oncológico alerta também para que as mulheres não ignorem os sinais do seu corpo. “Não espere sentir dor ou desconforto para começar a agir, preste atenção ao ser corpo e procure ajuda médica especializada se notar algo diferente”, afirma Dr. Diego Santos.

Mais informações,
Assessoria Commonike

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem