Dra Ana Maria Carreño, médica dermatologista do Cariri, dispõe da fototerapia “UVB Narrow Band” para o tratamento do vitiligo


Estudos científicos demonstram a eficácia e segurança da fototerapia UVB narrow band no tratamento do vitiligo.

O vitiligo é uma doença autoimune e não contagiosa causada pela diminuição ou ausência total de melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina. Muitas vezes desencadeada por um fator emocional, as manchas podem surgir em qualquer fase da vida, variando entre cada indivíduo em quantidade e distribuição de lesões.

Dra. Ana Maria Carreño, Médica Dermatologista, tem disponível a fototerapia UVB narrow band para o tratamento do vitiligo de seus pacientes. A fototerapia é um dos principais recursos terapêuticos para quem tem o diagnóstico de vitiligo.

O tratamento busca estacionar a progressão e promover a repigmentação da pele através da exposição das áreas afetadas à radiação ultravioleta B de faixa estreita.

Dra. Ana Maria Carreño explica que fatores emocionais podem ser fundamentais para desencadear o agravamento das manchas causadas pelo vitiligo, no entanto, existem algumas atitudes que podem amenizar o avanço da doença. Como:

– Evitar situações de estresse
– Praticar exercícios físicos
– Realizar atividades relaxantes
– Consultar o dermatologista para realizar o tratamento medicamentoso especializado.

“Além disso, uma modalidade de tratamento de alta eficácia é fototerapia UVB narrow band, que proporciona melhora da qualidade de vida dos pacientes, estabilizando a progressão das manchas além de induzir a repigmentação das já existentes”, afirma Dra. Ana Maria Carreño.

O tratamento é feito com o auxílio de um aparelho em cabine ou mini para áreas mais localizadas, com radiação controlada UVB narrow band, com doses de exposição graduais e progressivas em sessões de 2 ou 3 vezes por semana. Podendo ser uma modalidade de tratamento isolada ou associada a medicações orais ou tópicas. A quantidade de sessões varia de acordo com cada caso.

Mais informações,
Assessoria Commonike

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem