Oito cidades do Ceará estão em situação de emergência por conta das chuvas


Subiu para oito o número de municípios em emergência por conta das fortes chuvas registradas no Ceará nos últimos dias.

As cidades são as seguintes:

Guaramiranga (Maciço de Baturité)
Itapipoca (Região Norte)

Missão Velha (Região do Cariri)

Aratuba (Maciço de Baturité)

Uruburetama (Região Norte)

Altaneira (Região do Cariri)

Antonina do Norte (Região Centro-Sul)

Itapajé (Região Norte)

As precipitações causaram três mortes em Aratuba, além de diversas pessoas removidas das próprias casas localizadas em áreas de risco nos municípios.

Um dos municípios que integraram a lista foi Antonina do Norte, no Centro-Sul. Segundo o capitão Davi Teixeira, da Defesa Civil do Estado, na cidade há barramentos rompidos, o que ocasionou alagamentos na sede.

“Em Antonina do Norte, as chuvas da semana passada provocaram alguns transtornos urbanos. Dentro do núcleo urbano existem barramentos de água e eles se romperam ocasionando alagamentos na sede do município.”

Em Uruburetama, na Região Norte, uma comunidade é assistida por ajuda que chega de helicóptero, já que as vias para o lugar estão interrompidas.

“O município de Uruburetama possui uma comunidade chamada de Pau Alto e ela está isolada. Hoje [terça-feira] está sendo empregado apoio aéreo por uma aeronave da Ciopaer levar mantimentos e poder ampliar essa atuação do estado para essas pessoas.”

Já em Aratuba, a comunidade que houve o deslizamento que provocou três mortes, as famílias são assistidas pelo aluguel social.
“Em Aratuba, na comunidade onde nós registramos esse deslizamento e as ocorrências fatais, essa comunidade toda foi isolada e as pessoas são assistidas pela prefeitura com aluguel social.”

Guaramiranga

Em nota, a Prefeitura de Guaramiranga informou que decretou o estado de emergência considerando os estragos já registrados e a iminência de novas chuvas, conforme alerta do Governo do Estado.

No sábado (18), devido ao volume excessivo de chuvas, diversos pontos de alagamentos foram identificados, principalmente no centro da cidade, causando danos aos equipamentos públicos e principalmente ao comércio local. A prefeita Municipal lamentou o ocorrido e disse que estará visitando todos os atingidos, tomando as providências que forem necessárias.

“Informamos que a Prefeitura disponibilizará assistência total aos atingidos, visando minimizar os efeitos que afetaram a população. A Prefeita Municipal Roberlandia Ferreira comunicou imediatamente a situação do município à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, solicitando providências”, disse a nota do governo municipal de Guaramiranga.

Itapipoca

Em Itapipoca, 400 pessoas que moram em áreas de risco foram orientadas a deixar as residências. Goreti Viana, que mora no Bairro Ladeira — principal área de risco do município — comentou sobre o receio devido às chuvas.

“Já houve deslizamento aqui, então a gente tem medo. Quando está chovendo, ninguém dorme à noite”, disse a moradora. Ela falou também que, durante as chuvas mais recentes, chegou a dormir em uma escola do município com receio de algum deslizamento.

Cláudio Brito, coordenador da Defesa Civil em Itapipoca, explicou o trabalho preventivo no município. “Como havia indícios de fortes chuvas, e como tinha um volume muito grande do dia anterior, que tinha passado de 121mm, essa região poderia ter ficado saturada, com muito volume de água, e ocasionar rolamento de blocos. Então, por prevenção, fizemos essa ação para garantir mais segurança à população”, comentou.

Aratuba

A Prefeitura de Aratuba decretou, nesta sexta-feira (17), estado de emergência após deslizamento que deixou três mortos e famílias desalojadas no município. O prefeito Joerly Vitor assinou a decisão, que vale por 90 dias, e pode ser prorrogada devido às chuvas ou dificuldades financeiras e operacionais causadas pelas precipitações.

O gestor municipal explicou a decisão. “Vai permitir que o município receba recursos do governo do estado e federal, se aceito pelo governo federal, para que esses recursos cheguem na ponta mais rapidamente possível”, comentou Joerly Vitor.

“Chegar esses recursos rapidamente significa tirar essa população que está nesse entorno e colocar em locais mais seguros. Fizemos isso paliativamente que foi levando para hotéis e colocando, depois, no aluguel social, mas não vai resolver definitivamente”, complementou o prefeito.

O documento que oficializa o estado de emergência considerou pontos como as chuvas torrenciais que assolam o município — o que pode causar novos deslizamentos — e a quantidade de pessoas atingidas diretamente com o impacto das precipitações, que vão desde pessoas feridas a desalojadas; além dos óbitos.

Missão Velha

A prefeitura de Missão Velha, no Ceará, decretou, neste sábado (18), estado de emergência em razão das áreas do município afetadas pelas chuvas dos últimos dias.
Conforme o decreto, as tempestades ocorridas entre os últimos dias 13 e 14 destruíram ruas, pavimentos e estradas de acesso à zona rural do município. O estado de emergência vale por 180 dias a partir deste sábado.

Fonte: G1 / Foto: Fabiane de Paula/SVM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem