Receita Federal alerta para mais um golpe com as informações na declaração de Imposto de Renda


Os contribuintes da Receita Federal devem ficar atentos porque, nessa reta final de apresentação da declaração do Imposto de Renda, tem mais uma tentativa de golpe: agora, os espertalhões encaminham mensagens, com uso indevido do nome da Receita Federal, com informações sobre possíveis nos dados da declaração.

O argumento apresentado nessas mensagens é de que o contribuinte deve corrigir os erros até o dia 31 de maio, data-limite para o encontro de conta com o Leão correspondente ao exercício de 2022.

De acordo com a Receita, os golpistas, para dar veracidade às suas alegações, disponibilizam uma espécie de link malicioso, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento para correção dos erros em um suposto arquivo PDF.

A mensagem tem a sigla “IRPF” e se refere às possíveis vítimas como “contribuintes”, termos utilizados pelo órgão em sua comunicação”,.

SE CLICAR, CAI NO GOLPE!

Quem clica na mensagem, pode ser dar mal: ao acionar os links suspeitos ou responder às mensagens fornecendo informações pessoais, os contribuintes acabam expondo seus dados. Com isso, as quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter informações fiscais, cadastrais e financeiras das vítimas — realizando compras e ou transações bancárias ilegais.

A Receita alerta que, nessas situações, os criminosos podem instalar programas nos computadores ou nos celulares que captam e enviam informações pessoais, gerando transtornos para os constribuintes.

A Receita Federal voltou a afirmar que nunca envia comunicações por WhatsApp, e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de possíveis erros em declarações por meio de links e alerta aos contribuintes para desconfiarem de mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem