Mutirão do governo para renegociação de dívidas começa na segunda-feira


A Secretaria Nacional do Consumidor vai dar início, nesta segunda-feira, ao Renegocia!, mutirão de ações do governo federal para a negociação de dívidas dos consumidores que estão enfrentando dificuldades financeiras.

As negociações serão coordenadas localmente por mais de 900 Procons, Defensorias e Ministérios Públicos nos 26 estados do país e no Distrito Federal.

Na última semana, o governo já havia lançado o Desenrola Brasil, com potencial de limpar o nome de 1,5 milhão de brasileiros e renegociar dívidas bancárias que podem envolver 30 milhões de brasileiros. A diferença entre os dois programas é que, no caso do Renegocia! não há limite de renda ou do valor da dívida. Além disso, estarão incluídas além dos débitos com as instituições bancárias, as dívidas com comércio, concessionárias de água, luz e telefonia.Para fazer a negociação pelo portal é preciso que o cidadão tenha uma conta Gov.br prata ou ouro.

O próximo passo é selecionar o credor para formalizar o pedido para repactuação do débito. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”. Já no campo “Descrição da Reclamação”, o consumidor deve informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos. O credor apresentará uma resposta que será avaliada pelo consumidor. Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem