1

UFCA é selecionada para ofertar Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional



Instituição cearense integra grupo de 19 Ifes aprovadas para participar do programa

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi uma das 19 Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) selecionadas para ofertar vagas do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap). O resultado, divulgado na última quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024, representa um marco para a instituição, que agora expande sua oferta de pós-graduação em uma área estratégica para a gestão pública.

O Profiap tem como principal objetivo capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada em organizações públicas. A UFCA foi aceita na Chamada Pública referente ao Edital 17/2023, que buscou selecionar até 20 novas Ifes filiadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para fazer parte do programa de mestrado.

De acordo com o edital, o programa disponibilizará até 200 vagas, divididas entre as Ifes selecionadas, na turma 2024. Como parte de uma rede nacional, a UFCA se compromete a seguir as diretrizes estabelecidas em conjunto pelas instituições participantes.

O processo seletivo para as turmas seguirá os procedimentos estabelecidos pelo Profiap, incluindo a realização do Teste de Proficiência pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Teste Anpad). O mestrado prevê uma carga horária mínima de 480 horas de atividades didáticas, divididas entre disciplinas obrigatórias e optativas, além do Trabalho de Conclusão Final (Dissertação).

As linhas de pesquisa do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional abrangem áreas como "Políticas Públicas" e "Administração Pública e Organizações". Na UFCA, a definição das vagas por linha de pesquisa será estabelecida pelo corpo docente do curso.

O professor Wendell, coordenador do Profiap na UFCA, ressaltou a importância da participação da instituição nesse programa para a formação e qualificação de profissionais na região do Cariri. Ele destacou que o mestrado será um espaço fundamental para especialização e desenvolvimento de recursos humanos voltados para a Administração Pública local.

A adesão da UFCA ao Profiap foi possível graças ao empenho do corpo docente, que atendeu aos critérios de pontuação estabelecidos pelo edital. O programa contará com a participação de oito professores dos cursos de Administração Pública e Gestão Social, Ciências Contábeis e Administração.

Além da estrutura física da UFCA, os laboratórios e grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foram fundamentais para a aprovação da proposta de adesão. Essa conquista representa um avanço significativo para a universidade e para a região do Cariri, consolidando-a como referência na área de Administração Pública.

Para mais informações sobre o programa, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFCA através do e-mail ccsa@ufca.edu.br.

Fonte: [Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem